25/04/2024 15:00:05

Geral
10/04/2019 13:25:00

Desrespeito ao uso da faixa de pedestres ainda é prática comum


Desrespeito ao uso da faixa de pedestres ainda é prática comum

O simples ato de atravessar uma rua, uma avenida movimentada requer o máximo de atenção do pedestre. Parar, sinalizar, esperar a parada dos carros e atravessar. São ações que precisam ser observadas e respeitadas por pedestres e motoristas. 

Há 22 anos, a campanha de respeito à faixa de pedestre no Distrito Federal mudou o comportamento das pessoas e proporcionou mais segurança para quem se torna, no trânsito, o lado mais frágil da ‘relação pedestre/motorista’. 

Apesar da redução no número de acidentes envolvendo pedestres no Brasil, ainda falta o principal: conscientização de toda a população.

Em Alagoas, não há dados sobre a implantação da primeira faixa de pedestre, mas é certo que, usada da maneira correta, ela diminuirá gradualmente os riscos ao pedestre em ruas e avenidas de maior movimento. 

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) é a responsável por realizar estudos, implantar e fazer a manutenção das faixas de segurança nas vias de Maceió. 

As equipes técnicas levam em consideração, entre outras coisas, a geometria da via, observam se o local é seguro para a travessia, se há grande fluxo de veículos e de pessoas se deslocando, a exemplo de escolas, postos de saúde, hospitais, por exemplo. 

Essa ação contribui para a organização, visibilidade e a segurança de condutores e pedestres durante a travessia no trânsito. Entretanto, ainda é preciso conscientizar. Nem sempre a lei é respeitada e esse desrespeito, aliado à falta de atenção, parte tanto do condutor quanto do próprio pedestre.

Gazeta de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News