25/04/2024 20:37:20

Alagoas
10/04/2019 00:00:00

Sesau reúne educadores para orientá-los sobre assistência às vítimas de violência sexual

Evento ocorreu na quarta-feira (3), no auditório da Universidade Tiradentes, em Maceió


Sesau reúne educadores para orientá-los sobre assistência às vítimas de violência sexual

eunindo professores e diretores de 104 escolas da Rede Pública de Ensino, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu o I Seminário Alagoano sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado no auditório da Universidade Tiradentes (Unit), no bairro Cruz das Almas, em Maceió.

Por meio da iniciativa, a Sesau orientou os profissionais da educação sobre como agir ao constatar que uma criança ou adolescente foi vítima de violência sexual. Entre as medidas a serem adotadas, está a comunicação à Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), criada pela saúde estadual.

“É importante que os profissionais de educação saibam identificar os sinais mais comuns de violência sexual. Além de compreenderem os procedimentos e locais onde buscar atendimento médico e psicológico”, explicou a coordenadora da RAVVS, Camille Wanderley, ao acrescentar que, nos últimos quatro meses, 297 casos de violência sexual contra crianças foram notificados em Alagoas.

Sinais – Entre os sinais mais comuns que devem ser observados pelos profissionais da educação, estão à queda injustificada de frequência escolar, tendência a isolamento social, negativa de contato físico, frequentes fugas de casa, pratica repentina de delitos, entre outros fatores. “Esse é um tema que afeta toda a sociedade, não possui classe social e é cercado de estigmas e traumas. Por isso, é essencial que todos estejam preparados a receber e oferecer auxílio de forma integral”, ressaltou Camile Wanderley.

Durante o evento foram realizadas palestras do conselheiro tutelar Bruno Tenório, da psicóloga Regina Jiape. “É essencial que exista a participação de diversos órgãos para que esse problema seja enfrentado em sua totalidade”, reforçou a coordenadora da RAVVS.

Locais de Referência – Em casos de violência sexual, as unidades de saúde referenciais para atendimento são a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), no bairro Poço, em Maceió, onde podem ser obtidas informações através do telefone 3315 – 4444. No Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche, o contato pode ser feito pelo telefone 3315 – 3281. O Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo, atende pelo número 3261 – 2414 e a RAVVS pode ser acionada através do 3315 – 2059 ou do 0800 284 5415.

Fonte: Ascom Sesau/AL / Texto: Fabiano Di Pace



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News