25/04/2024 03:54:20

Economia
10/04/2019 13:00:00

Projeção de crescimento do PIB de 2019 cai pela sexta vez consecutiva

O ano começou com perspectivas de crescimento de 2,5%, mas 100 dias depois do começo do governo, tombaram


Projeção de crescimento do PIB de 2019 cai pela sexta vez consecutiva

A projeção do mercado para o Produto Interno Bruto (PIB) teve a sexta queda consecutiva. Segundo o relatório Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), os analistas estão menos confiantes com o desempenho da atividade econômica neste ano. A perspectiva dos economistas é de crescimento de 1,97%, frente ao aumento de 1,98% estimado na publicação anterior. O atraso na reforma da Previdência, com a articulação política do governo federal fragilizada, foi um dos motivos para o desânimo dos analistas.

O ano começou com perspectivas de crescimento de 2,5%, mas 100 dias depois do começo do governo, tombaram. Para a economista Daniela Casabona, sócia-diretora da FB Wealth, o início do governo foi marcado por desencontros, apesar do otimismo com a perspectiva de aprovação da reforma da Previdência. “Fomos acompanhando uma desunião do presidente com deputados.  Acompanhamos alfinetadas entre ministros e presidente da Câmara, que fizeram o mercado retomar a cautela e baixar expectativas, impactando em uma forte oscilação da bolsa de valores”, disse. “De certa forma, o governo está iniciando de maneira negativa e isso tem refletido nas pesquisas de opinião pública, que registraram a pior avaliação após os três meses de mandato”, completou.
 
A taxa de crescimento se aproxima cada vez mais do nível obtido em 2017 e 2018, quando a atividade expandiu 1% e 1,1%, respectivamente. Os últimos resultados ficaram muito aquém do esperado. Em 2015, a expansão do PIB foi de de 3,8% e em 2016, de 3,6%.
 
A economia não engrena, mesmo com as baixas estimativas para a inflação e para os juros. Ainda segundo projeções do Focus, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá terminar 2019 em 3,9%. A pretensão do Comitê Monetário Nacional (CMN) é de que a variação de preços fique no máximo em 4,25%, o centro da meta de inflação. Já a taxa Selic se manterá em 6,5% ao ano, de acordo com as estimativas.
 
Segundo Daniela Casabona, apesar das tensões e acontecimentos dos últimos três meses, ainda é possível ter esperança. “Talvez a reforma da Previdência seja aprovada de forma mais desidratada. De qualquer forma, a votação pode demorar mais do que o esperado; então, ainda vamos acompanhar bastante a volatilidade nos mercados”, afirmou.
 
Enquanto não houver indícios mais claros de que o governo federal está perto de chegar a um acordo com os parlamentares para a reforma da Previdência, as incertezas continuarão e, consequentemente, os investimentos na economia seguirão baixos. “A confiança está corrigida para baixo, junto com a expectativa de crescimento. De certa forma, isso compromete a retomada de investimento”, disse Fábio Bentes,  economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ele citou a possibilidade de o Banco Central reduzir ainda mais os juros para estimular o crescimento. “Poderia cair para 6% ou 6,25% ao ano, o que sinalizaria que o governo tenta destravar parte da economia via crédito, mas o Copom (Conselho de Políticas Monetárias do Banco Central) não tem viés nisso”, analisou.
 
Correio Braziliense


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News