24/04/2024 13:12:40

Educação
07/04/2019 14:00:00

Programa Cientista Mirim se consolida no estado de AL com 10 centros de estudo

O programa, que só ocorre em Alagoas, atua em diversos municípios do estado com o apoio de cientistas voluntários


Programa Cientista Mirim se consolida no estado de AL com 10 centros de estudo

Com a intenção de incentivar crianças e adolescentes à ingressar na ciência, o programa Cientista Mirim de Alagoas (Cimirim-Al II), se consolida no estado com 10 centros de estudos em diferentes municípios. A iniciativa, que só ocorre em Alagoas, é fruto de uma parceria entre a União Nacional dos Estudiosos em Meteorologia (Unemet), e cientistas voluntários. 

Com inscrições gratuitas através do site da Unemet, o programa busca atender jovens de todo estado com faixa etária dos 7 aos 17 anos. Por meio de dinâmicas, as elaborações científicas visam matérias nas áreas das ciências exatas, como astronomia, física, matemática, e oceanologia. A capacitação dos alunos ficará por conta de cientistas e pesquisadores voluntários.

Segundo um dos organizadores do programa, o professor José de Lima Filho, cada participante é acompanhado por um padrinho e uma madrinha cientista ao longo dos projetos. "O objetivo da supervisão desses cientistas renomados, que podem até estar fora do país, é promover oportunidades futuras para a criança, como conseguir bolsas e cartas de recomendação em universidades ao redor do mundo", explica.

O professor explica que, no curso, os alunos também serão orientados a planejar bolsas de investimento. O dinheiro arrecadado será repartido igualmente por todos os pequenos cientistas. "Os padrinhos irão supervisionar o valor individual de cada participante. Qualquer pessoa também pode contribuir na doação dessas bolsas. Sem discriminação, todos usufruirão da cota", complementa. 

A iniciativa também tem contribuição e convênio com instituições  Universidade Tiradentes (Unit), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), e Instituto Federal de Alagoas (Ifal). 

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News