23/04/2024 16:52:46

08/04/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

O delegado Maurício Henrique, diretor de Polícia Judiciária da Área-2 (DPJA-2), disse nesta quarta-feira que a Justiça, com urgência, um local para onde os presos, atualmente recolhidos na Delegacia Regional de Penedo, sejam transferidos.

No início desta semana, 30 detentos serraram as grades, quebraram cadeado e escaparam da delegacia.

A delegacia está interditada desde dezembro de 2007, por decisão da então juíza da comarca local, Francisca Arlinda de Oliveira, em virtude de não oferecer condições de segurança. Apesar disso, durante todo esse tempo, presos foram levados para a carceragem da regional sem que houvesse uma solução para o problema.

O delegado Maurício Henrique revela que, reiteiradas vezes, o delegado regional Jorge Barbosa enviou ofícios à Justiça pedindo a transferência dos presos, mas nenhuma solução foi encontrada.

Em um desses ofícios, datado de dezembro de 2008, após relatar a cinco presos, o delegado mais uma vez faz o apelo à juíza Francisca Arlinda: “Considerando a fragilidade desta carceragem, bem como, o número excessivo de presos (48 detentos), tornando insalubre a permanência deles, solicito à magistrada a transferência desses presos para uma instituição adequada”.

De acordo com o diretor da PC, diversos juízes passaram pela comarca de Penedo e nenhum deles agilizou uma solução. Até mesmo o juiz da 8º Vara da Comarca de Arapiraca, John Silas da Silva, foi informado sobre a situação sem que houvesse providências para o problema.

“Dos 30 presos fugitivos, dez já foram recapturados, mas estão sendo levados de volta para a Delegacia Regional que não oferece as condições de segurança necessárias para mantê-los presos, conforme a própria Justiça reconhece, tanto é que interditou o prédio”, acrescenta o diretor.

Ele afirma que, “diante dessa situação, urge que o Judiciário encontre uma solução, inclusive porque a Polícia Civil não tem como adotar providências tendo em vista a decisão judicial que interditou a delegacia; os presos precisam ser transferidos”, conclui.

Fonte: PC/AL



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News