19/04/2024 19:12:55

07/04/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

antonio aragão com cícero fotografo (colaborador)

 

 

Nem tudo é pobreza no estado de Alagoas como se apregoa, inclusive taxando a unidade como a mais pobre da Federação, onde a renda ‘per capita’ é baixíssima e o nível de desenvolvimento humano é motivo de comentários e criticas por parte da mídia nacional. Estes detalhes se aplicam particularmente no município de União dos Palmares onde o governo estadual (leia-se a Secretaria de Educação e Desporto) se dá ao luxo de abandonar por motivos meramente políticos, uma piscina semi-olimpica medindo 14x27m, com profundidade de 3x2,50m, quatro raias para competição, arquibancada para duas mil pessoas, e toda uma infra-estrutura que custou ao erário público à época em que foi concluída e inaugurada (fevereiro de 2004), a bagatela de R$ 987.000,00 (Novecentos e Oitenta e Sete Mil Reais) ou seja, quase um milhão de reais.

 

A vila foi construída no governo de Ronaldo Lessa com verbas do Ministério do Esporte e Turismo e da Caixa Econômica Federal pela SERVEAL, e seu principal objetivo seria incentivar a juventude para a pratica esportiva e quem sabe, revelar novos valores no desporto brasileiro. Recebeu o nome de “Vila Olímpica Desportista João Ferreira da Silva” em homenagem a um pedreiro de União dos Palmares que também ajudou na formação de dezenas de atletas nas suas horas de folga.

 

Hoje, a “Vila Olímpica” é um testemunho do descaso para com a aplicação da verba pública originaria do suado imposto pago pelo trabalhador brasileiro. Localizada na principal via de acesso à cidade, na Avenida João Lyra Filho, é um deposito do mosquito da dengue: parte de sua estrutura foi depredada, e o que restou (como os filtros de limpeza da água importados) estão submersos há mais de dez anos, prevendo-se inclusive que já estão imprestáveis para o uso, pois na Vila, que foi inaugurada em ano de uma eleição municipal, nunca nada funcionou.

 

Tem-se conhecimento que no governo José Pedrosa, por várias vezes foi tentado um contrato de comodato para o patrimônio a exemplo do Ginásio de Esportes Governador Manoel Gomes de Barros (que são vizinhos) serem administrados pelo município, mas as tentativas não lograram êxito.

 

Ninguém na coordenadoria de ensino em União sabe falar nada sobre o assunto, mas este noticioso tomou conhecimento que o prefeito Areski Freitas já determinou a sua assessoria contatos com a Secretaria Estadual de Educação no sentido do município incorporar a seu patrimônio as duas praças esportivas, mesmo conscientizado que a recuperação de ambos na atualidade teria quase custo idêntico à construção de uma nova estrutura.

 

Clique adiante para ver o vídeo ... http://www.youtube.com/watch?v=CBsa1XGonp0

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News