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Saúde
02/04/2019 09:00:00

Pressão alta? 14 alimentos que deve expulsar da dieta

Os sintomas de pressão alta incluem tonturas e visão turva. Saiba como reduzir o risco de hipertensão ao cortar alimentosOs sintomas de pressão alta incluem tonturas e visão turva. Saiba como reduzir o risco de hipertensão ao cortar alimentos


Pressão alta? 14 alimentos que deve expulsar da dieta

pressão arterial elevada afeta grande parte da população. Frequentemente, os pacientes são impactados pelos sintomas associados à doença devido ao estilo de vida que seguem.

Sedentarismo, fumar e obesidade são fatores que contribuem para a incidência de hipertensão, enquanto uma alimentação saudável ajuda a reduzir naturalmente a pressão alta.

Mas afinal, que alimentos deve evitar para diminuir o risco de desenvolver a condição?

Alimentos desaconselhados em caso de pressão alta

- Frituras;

- Queijo;

- Presunto, mortadela, salame;

- Alimentos ricos em gordura;

- Charcutaria e enlatados;

- Doces;

- Verduras e hortaliças pré-cozidas ou em conserva;

- Frutos secos, como amendoim e cajus;

- Molhos, como ketchup, maionese, mostarda e shoyu;

- Cubos de temperos prontos para culinária;

- Carnes, como hambúrgueres, bacon, carne seca ou salsichas;

- Miúdos, patês, sardinhas, anchovas, bacalhau salgado;

- Pickles, azeitonas e aspargos;

- Bebidas alcoólicas, refrigerantes, batidos, bebidas energéticas e sucos.

O perigo do sal

Segundo os especialistas deverá sobretudo cortar no sal.

O consumo de sal faz com que o corpo armazene água em excesso, o que por sua vez eleva a pressão arterial. Mais ainda, os alimentos ricos em sódio podem colocar outros órgãos sob pressão.

Inúmeras pesquisas sugerem ainda que o excesso de sódio no organismo poderá impedir que a medicação tomada tenha o efeito desejado.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), os adultos não devem consumir mais de seis gramas de sal por dia (2,4 gramas de sódio) – o que equivale a cerca de uma colher de chá.

Ter a tensão alta danifica as artérias, tornando-as mais duras e estreitas, o que consequentemente aumenta o risco de ataque cardíaco e de enfarte.

A NHS revela seis métodos para reduzir o consumo de alimentos com alto teor de sódio:

1. Verifique os rótulos das embalagens.

2. Limite a ingestão de alimentos fumados.

3. Evite comer vegetais embalados ou em lata.

4. Não coma molhos pré-feitos.

5. Faça lanches saudáveis (opte por fruta, frutos secos ou bolachas de água e sal).

6. Evite usar condimentos salgados (molho shoyu, mostarda, pickles, maionese e outros molhos).

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