24/04/2024 10:36:10

Crise na Venezuela
31/03/2019 19:00:00

Cruz Vermelha afirma que distribuirá ajuda humanitária na Venezuela em 15 dias

Operação, que pretende ajudar 650.000 pessoas, será "muito semelhante à da Síria", afirma o presidente da organização internacional


Cruz Vermelha afirma que distribuirá ajuda humanitária na Venezuela em 15 dias

Cruz Vermelha anunciou na sexta-feira que dentro de duas semanas começará a distribuir ajuda humanitária na Venezuela. A operação, “semelhante à da Síria”, procura na primeira fase aliviar a emergência de pelo menos 650.000 pessoas. A organização pretende entregar material médico e afirma que não aceitará interferências políticas. O plano coincide com a reivindicação central de Juan Guaidó. 

O Governo de Nicolás Maduro ainda não se pronunciou.“Nossa estimativa é que em um prazo de aproximadamente 15 dias teremos a capacidade de levar a ajuda a que nos comprometemos”, disse o presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR), Francesco Rocca. Após se negar a apoiar a tentativa malsucedida de enviar material médico e alimentos através das fronteiras da Colômbia e do Brasil em 23 de fevereiro, a organização decidiu por fim lançar uma operação para diminuir a gravíssima crise sofrida pelos venezuelanos.

O regime impediu à época o acesso dos carregamentos enviados principalmente pelos Estados Unidos ao considerá-lo uma intervenção estrangeira encoberta e, apesar de admitir a emergência, é preciso ver se acabará por aceitar o apoio da comunidade de doadores da Cruz Vermelha. Rocca afirmou que os carregamentos acumulados na fronteira da Colômbia e do Brasil também serão parte da ajuda da agência multilateral, desde que cumpram com os protocolos da instituição.

Guaidó, ao mesmo tempo, tentou fazer com que o anúncio fosse graças a ele. “É uma grande conquista de nossa luta”, afirmou no Twitter. E mais, pouco antes da publicação, adiantou a informação sobre o plano. “Hoje anuncio que a ajuda humanitária é um fato e que nos próximos dias estaremos recebendo importantes apoios médicos para conter essa tragédia”

El País



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News