28/03/2024 18:10:19

Política
30/03/2019 17:00:00

Davi Maia apoia a privatização da Casal


Davi Maia apoia a privatização da Casal

Uma das principais vozes da oposição ao governo de Renan Filho (MDB), o deputado estadual Davi Maia (DEM) tem sido em sua atuação no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas.

O parlamentar foi, por exemplo, o autor da emenda vetada pelo Executivo que impedia o desconto previdenciário no pagamento do rateio do Fundeb. O veto dessa emenda está agora trancando a pauta no Legislativo.

Mas nem sempre Maia será voz discordante ao governo no parlamento. “Se eu concordar com a iniciativa, se o projeto for bom, contará com meu apoio”, adianta.

Um desses projetos o Executivo que pode chegar à Assembleia Legislativa e que certamente contará com o apoio do deputado é a privatização da Casal – a Companhia de Saneamento de Alagoas.

“Foi uma das minhas bandeiras de campanha. Quem paga pela ineficiência da Casal é o consumidor. Temos hoje a terceira maior tarifa do país, quando a qualidade do serviço oferecido pela companhia está entre os últimos em todo o Brasil”, aponta.

O parlamentar diz que teve acesso a um estudo do BNES que recomenda ao governo de Alagoas a privatização “parcial” da Casal: “a proposta é privatizar a distribuição. A Casal passaria a funcionar como fornecedora de água, no modelo do sistema elétrico. Um exemplo é a Chesf, que gerava energia e a distribuição era feita pela Ceal”, aponta.

A privatização avalia Davi, pode abrir caminho para novos investimentos. “Em Alagoas, ainda hoje, 30% da população não tem acesso a água potável e 60% não tem serviço de saneamento. Para universalizar os serviços da Casal são necessários investimentos da ordem de R$ 6 bilhões, que poderão ser feitos de forma mais ágil e eficiente pela iniciativa privada”, pondera.

A Casal, segundo Davi, tem dívidas que tornam a companhia inviável: “só em débitos de energia são mais de R$ 600 milhões. O melhor caminho é a privatização”, aponta.

E pelo menos nesse projeto – se ele chegar ao parlamento – o deputado avisa que falará a mesma linguagem do Palácio dos Palmares: “se o governo quiser eu até serei relator do projeto, recomendando sua aprovação”, afirma.

Tem mais

Não é só Casal. Davi prepara com sua equipe uma lista de equipamentos públicos que poderiam ser privatizados ou terceirizados. “Tem órgão que mais parece cabide de empregos”, resume.

Na lista, devem entrar além da Casal, Ceasa, Centro de Convenções, Desenvolve, Alagoas Ativo, Ipaseal Saúde, estádio Rei Pelé, Cepal, Algás e Lifal.

“Quando foi que o Lifal produziu o último frasco de remédio? Quanto o Estado gasta para manter uma gráfica oficial? Não seria mais barato e eficiente passar esse serviço para a iniciativa privada?”, questiona o deputado. 

Jornal de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News