26/04/2024 07:32:04

Saúde
23/03/2019 20:00:00

Manter a pressão arterial sob controle reduz lesões no cérebro


Manter a pressão arterial sob controle reduz lesões no cérebro

Manter a pressão arterial sob controle rende benefícios significativos para a saúde cerebral na velhice. Segundo pesquisadores americanos, idosos que conseguem reduzir a pressão arterial sistólica (o maior dos dois números aferidos) de 15 para 13 apresentam queda de 40% no acúmulo de lesões no cérebro. Esses danos ocorrem por restrição do fluxo de sangue para o órgão e dão origem à doença cerebrovascular. Homens e mulheres com essa doença têm reflexos mais lentos, dificuldades para se locomover e declínio cognitivo.

Segundo William B. White, pesquisador da Universidade de Connecticut, os ganhos foram identificados nos participantes que mantiverem a pressão arterial reduzida 24 horas por dia, durante três anos. A expectativa é de que, em um período maior, a redução das lesões tenha efeitos ainda melhores. “É razoável esperar que esses idosos comecem a mostrar benefícios na mobilidade e nas funções cognitivas depois de mais alguns anos”, ressalta White, em comunicado.

O controle intensivo da pressão arterial também trouxe benefícios cardiovasculares. Os participantes da pesquisa enquadrados nessa condição ficaram mais protegidos da ocorrência de derrame e de ataque cardíaco nos três anos de monitoramento intenso. Já entre os participantes submetidos a um controle da hipertensão menor, o risco de sofrer essas complicações foi quatro vezes maior.

Monitoramento total

Participaram da pesquisa 199 pessoas com idade média de 81 anos, pressão arterial sistólica em torno de 15 e evidências de doença cerebrovascular (identificadas em exame de ressonância magnética). Metade dos voluntários seguiu o controle padrão e, em três anos, baixou a pressão de 15 para 14. O outro grupo foi submetido a um monitoramento ininterrupto da pressão arterial e a manteve em 13. Nesses idosos, houve redução de 40% nas lesões do cérebro, comparados com os outros participantes.

“É uma descoberta clínica importante e esperançosa para idosos que têm doença vascular do cérebro e hipertensão. Isso é altamente significativo clinicamente. Acho que, durante um período maior, a redução intensiva da pressão arterial também terá impacto substancial, deixando os idosos mais funcionais”, aposta White.

O pesquisador lembra que o resultado é mais expressivo quando se considera a idade dos voluntários. “Uma pessoa com 80 anos e sem uma doença grave, como câncer ou insuficiência cardíaca, pode esperar viver cerca de mais 13 anos. Se reduzirmos o acúmulo de danos vasculares ao longo desse período, vamos melhorar substancialmente a qualidade de vida desse indivíduo”, explica. A pesquisa foi apresentada, nesta semana, no encontro anual doAmerican College of Cardiology.

Correio Braziliense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News