25/04/2024 08:37:50

Alagoas
19/03/2019 08:30:00

Moradora de Douradina pode ser a mulher mais velha do mundo

Anciã seria de União dos Palmares e tenta encontrar filhas


Moradora de Douradina pode ser a mulher mais velha do mundo

A mulher mais idosa do mundo pode estar morando a apenas 60 quilômetros de Umuarama. Filomena Maria da Conceição, a 'dona Filó', tem 116 anos, segundo sua certidão de nascimento.

A moradora de Douradina fez aniversário no último dia 6, juntando-se à americana Susannah Mushatt Jones, que completa 117 anos somente no próximo dia 6 de julho.

Quem cuida de dona Filomena é a neta Marineide Perrout, que relatou a OBemdito os poucos aspectos conhecidos da longa trajetória da alagoana de União dos Palmares. 

“Minha avó é uma guerreira, tenho minha mãe, mas sempre procurei os conselhos da minha avó por sua coragem, amor e insistência pela vida”, destacou a neta.

Quando jovem, a centenária foi morar em Juazeiro do Norte (CE), fugindo de lá há aproximadamente 60 anos para Rondon, com quatro dos sete filhos. E com pouco tempo de cidade resolveu mudar-se para Douradina. 

“Ela era agredida pelo marido e decidiu sair da condição de vítima e nunca mais quis se casar e acredito que ela ficou traumatizada”, disse Marineide.

Mas isso não impediu a aposentada de ser feliz e manter as forças para reencontrar uma das duas filhas em 2015, que havia ficado como o ex-marido. Filomena havia passado mais da metade da vida longe da filha caçula Josenilda Martins.

“Agora ela não perde a esperança de encontrar a mais velha, imaginamos que ela resida no estado do Pernambuco, e fiquei sabendo que ela já morou muito tempo em Juazeiro do Norte”, falou a neta sobre a tia, que se chamaria Maria Filomena (ou José) Conceição.

Sobre a rotina diária de dona Filomena a neta é enfática ao salientar que foi preciso diminuir o ritmo. “Minha avó gosta de tomar o seu próprio café e ajudar minha mãe com quem mora nos afazeres do lar, mas ficamos com medo, nos últimos dois anos, de que ela pudesse sofrer algum acidente”, comentou Marineide.

Além do bom bate papo regado com muitos risos que gosta de ter com a vizinhança e os visitantes, a aposentada também é adepta de um bom cálice de vinho antes das refeições. Talvez seja esse o segredo da longevidade da alagoana.

“Com os reflexos mais delicados por causa da idade tivemos que diminuir também as doses de vinho, mas apenas como medida de segurança, pois minha avó não tem problemas de saúde”, ressaltou a neta.

Sobre a inserção da idosa no Guinness Book – livro dos recordes mundiais –, Marineide disse que o desejo é imenso, porém a família não sabe como proceder com o processo. Mas indiferente ao resultado da confirmação da idade, isso não é empecilho para que todos possam espelhar-se na alegria de viver demonstrada por dona Filomena.

 

Dona Filomena Maria Conceição durante o seu aniversário de 116 anos comemorado no último dia 6

http://www.obemdito.com.br/r 

Colaboração Dr. Elson Silva



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News