23/04/2024 19:25:11

04/04/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

Gazetaweb - Janaina Ribeiro e Dulce Melo

Hugo Wanderley Caju (PMDB). Este é o nome do novo presidente da União dos Vereadores de Alagoas – Uveal, entidade que representa 985 parlamentares nas 102 Câmaras Municipais de Alagoas. O resultado da eleição foi divulgado no final da tarde deste sábado (04)quando Hugo derrotou o adversário com 149 votos de diferença. O candidato teve um padrinho político, em especial, considerado forte tanto pelo grau de afinidade, quanto pelo cargo político que ocupa: o vice-governador de Alagoas José Wanderley Neto (PMDB)que é seu pai.

Sempre com os discursos voltados para a facilidade de acesso ao Governo do Estado, visando firmar com o Poder Executivo uma forte parceria, Hugo Wanderley venceu a eleição para a Presidência da Uveal com 420 votos, contra 271 dados a Atla de Lima.

Carreira começando agora

Estreando na política e no cargo de vereador, o jovem de 25 anos, que disputou uma vaga na Câmara Municipal de Cacimbinhas e obteve o 2º lugar com o número 15555, foi eleito vereador com 446 votos, o que representa um percentual de 8,59% do total de eleitores de 6.068. Ele fez parte da coligação ‘Unidos por Cacimbinhas’, que reuniu os partidos PR, PTB, PMDB, PT do B, DEM e PPS.

“Estou feliz e emocionado. Tínhamos certeza da vitória e queremos agora trabalhar para fortalecer a Uveal. Quero agradecer a todos aqueles que marcharam juntos conosco e dizer que vamos corresponder às expectativas que foram depositadas em nosso nome”, comemorou o novo presidente.

O vice-presidente de Hugo, vereador Chico Holanda, disse que essa é de fato a mudança da entidade.

"A vitória é uma motivação a mais para a representatividade da Uveal. O resultado é a aposta no nosso projeto de resgate, de reforma. Vamos investir e buscar alternativas a exemplo de convênios junto ao Governo do Estado. Deixo claro que apesar de nossa vitória ter sido bonita, não contou com o apoio da bancada federal, tão pouco dos senadores. Mantive contato com eles, mas preferiram não se manifestar diretamente. Inclusive o senador Renan Calheiros", falou Hollanda.

Propostas que convenceram

Durante todo sábado, Hugo Wanderley distribuiu panfletos e conversou com correligionários: “Vamos reformar o Estatuto da Uveal, firmar convênios com o Programa Interlegis para capacitar vereadores, construir a nova sede da entidade, interceder junto ao Congresso Nacional em favor dos interesses dos vereadores eleitos nas discussões da PEC dos Vereadores, aumentar a transparência administrativa da cidade, dentre outras coisas”, prometeu ele.

Apoios

Hugo Wanderley é sobrinho do prefeito de Cacimbinhas, Roberto Wanderley (PMDB) e filho do vice-governador José Wanderley Neto (PMDB). Durante todo o dia, ele recebeu o apoio dos familiares, que ficaram ao seu lado até o resultado final da apuração.

Nervosismo

Já comemorando a vitória, Hugo Wanderley lembrou do episódio que provocou a anulação do seu voto. “Eu estava tão nervoso que comecei a marcar o X na Chapa 1. quando percebi o erro, pedi para trocar a cédula, mas os integrantes da Mesa não permitiram. Ainda bem que esse meu voto não fez tanta diferença para o resultado da eleição”, disse ele.

Resultados

Ao todo foram cinco urnas apuradas sob a expectativa de prefeitos e vereadores de vários municípios. Desde o resultado da primeira, os apostadores da chapa 2 se achavam vencedores pelo tamanho da diferença.

1ª urna
Hugo Wanderley - 114 votos
Atla Lima- 56

2ª urna
Hugo Wanderley - 70
Atla Lima- 57

3ª urna
Hugo Wnaderley- 113
Atla Lima- 53

4ª urna
Hugo Wanderley- 73
Atla Lima- 48

5ª urna
Hugo Wanderley- 60
Atla Lima- 57



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News