25/04/2024 13:52:12

04/04/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

com alagoas24horas // luis vilar

Um mutirão para diagnosticar casos de cataratas ocorre, na manhã deste sábado, dia 04, na sede da Associação dos Amigos do Bairro do Farol, na Rua Durval Coelho Nomande, número 45. O objetivo – conforme os coordenadores do Mutirão da Catarata – é atender a mais de 400 pessoas, como coloca o presidente da Associação, Regivan Rodrigues.

De acordo com Rodrigues, o mutirão é uma parceria com a Clínica de Olhos Santa Luzia e visa diagnosticar as pessoas que forem ao local, para realizar uma triagem separando os casos cirúrgicos. As cirurgias serão feitas posteriormente com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o oftalmologista Fábio Gueiros, o tempo entre o exame, o diagnóstico e a cirurgia é de 15 dias. Ele estima que mais de 300 pessoas que procurarem o atendimento no dia de hoje devem ser submetidas ao procedimento cirúrgico. Até às 9 horas, Gueiros havia detectado 50 casos na triagem.

“É a doença que mais tem causado cegueira, principalmente nos idosos. Esta iniciativa é importante, neste sentido, pois previne que pessoas venham a sofrer com isto. Como a população idosa tem crescido no país, a doença também. Atualmente, estima-se que 70% dos idosos apresentem cataratas”, frisou o oftalmologista.

Gueiros coloca ainda que o programa em parceira com associações já ocorreu outras vezes e deve ser feito mais vezes em outros locais, na tentativa de diagnosticar e o operar o maior número de casos possível. O presidente da Associação destaca que a iniciativa preenche uma lacuna deixada pelo poder público. “Este mutirão conta com a presença do SUS, ou seja, deveria o poder público está presente em ações como esta, mas infelizmente eles deixam este vazio, que é preenchido pelas associações que se preocupam com a comunidade e buscam fazer o bem”, salientou.

De acordo com Rodrigues, mesmo o evento sendo capitaneado por uma associação do Farol, pessoas de outros bairros de Maceió também podem comparecer. “Quem vier aqui até o meio-dia será atendido. Vamos atender até a última pessoa que venha aqui dentro deste horário”, finalizou.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News