A soltura indevida de um dos acusados de participação em um crime praticado com requintes de crueldade - o assassinato, por esquartejamento, de Geraldo Vieira dos Santos, 46, em outubro de 2016, no município de Girau do Ponciano -, está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça do município.

Conforme o Inquérito Civil instaurado pelo promotor Rodrigo Soares da Silva, a denúncia encaminhada pela Justiça à Promotoria informa que Ubirajara da Silva Santos estava preso no Presídio Baldomero Cavalcante, em Maceió, mas foi colocado em liberdade, “a despeito da inexistência do respectivo alvará nos autos em que se decretou a prisão”.

Ainda de acordo com a denúncia, a soltura traz claros prejuízos à aplicação da Lei Penal e à garantia da ordem pública, devido à periculosidade do preso, acusado nos autos como um dos autores do crime, que ficou conhecido como “esquartejamento de Girau do Ponciano”, além de outros crimes imputados a ele.

Considerando também a possibilidade de ter ocorrido, na espécie, atos de improbidade administrativa, o promotor decidiu converter a Notícia de Fato em Inquérito Civil e aguarda o recebimento das informações já solicitadas à Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris).

O crime

O esquartejamento da vítima, ainda viva, foi filmado pelos participantes do crime. O vídeo viralizou nas redes sociais, com imagens chocantes de duas mulheres esquartejando o homem, que teve a cabeça arrancada e vários órgãos retirados do corpo.

Além de Ubirajara da Silva, outras quatro pessoas foram presas após as investigações e uma menor - que seria responsável pela gravação do vídeo - foi apreendida.