24/04/2024 04:28:42

Alagoas
16/03/2019 14:30:00

Secretaria de Educação não paga transportadores escolares e serviço pode ser suspenso em AL

Deputados vão convocar secretário Luciano Barbosa para dar esclarecimentos na ALE


Secretaria de Educação não paga transportadores escolares e serviço pode ser suspenso em AL

Os deputados estaduais Francisco Tenório (PMN), Inácio Loiola (PDT) e Davi Maia (DEM), pedem esclarecimentos do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa (MDB) sobre a situação dos transportadores escolares em Alagoas. 

Os parlamentares protocolaram o pedido, nesta quinta-feira (14), para que a Assembleia Legislativa (ALE) convoque o gestor para prestar esclarecimentos. Os transportadores escolares sinalizam a possibilidade de paralisar os serviços, caso o pagamento não seja efetuado nas próximas horas. 

O pedido foi feito durante pronunciamento do deputado Francisco Tenório que relatou na tribuna da Casa Tavares Bastos, o atraso no pagamento desses profissionais desde dezembro de 2018 e que sequer uma nota foi emitida para explicar o motivo deste atraso, que prejudica centenas de trabalhadores cadastrados no sistema de transporte escolar da secretaria Estadual da Educação (Seduc). 

Tenório disse que, após quatro anos de governo, a secretaria de Educação não conseguiu fazer uma licitação para contratar uma empresa de transporte escolar e o segundo mandato de Renan Filho e Luciano Barbosa ainda não deu sinais de solução para este problema. O deputado afirmou que até o presente momento, o serviço está sendo sido feito por vias emergenciais, que vão de encontro às recomendações feitas pela Procuradoria do Estado.

“O Estado paga mal e, neste sentido, os proprietários dos ônibus não têm condições de adquirir um veículo digno para transportar os estudantes. Os ônibus estão em péssimas condições e podem colocar em risco a vida dos alunos” explicou o deputado.

Os transportadores escolares chegaram a procurar o parlamentar, informando a intenção de paralisar os serviços, caso a situação não seja sanada nas próximas horas. 

“Conversei com os transportadores e fiz um apelo para que não façam isso, imediatamente, pois os maiores prejudicados seriam os alunos. Os transportadores acataram meu apelo e não vão parar, mas é preciso que o secretário Luciano Barbosa entenda a importância de agilizar este pagamento, evitando a suspensão dos serviços a partir da próxima segunda-feira”, disse.

Em aparte, os deputados Davi Maia, Inácio Loiola, Marcelo Beltrão (MDB) e Ângela Garrote (PP) se solidarizaram com o pronunciamento de Francisco Tenório.

Já é Notícia



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News