19/04/2024 12:19:01

Geral
15/03/2019 17:30:00

PET Saúde inicia trabalhos em parceria com universidades


PET Saúde inicia trabalhos em parceria com universidades

Com o objetivo de elaborar o planejamento semestral das ações que serão realizadas, o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou suas atividades com reuniões com os coordenadores, preceptores e instituições de ensino envolvidas no projeto para apresentação ao Ministério da Saúde.


Integrantes do PET Saúde da Ufal reuniram-se para discutir planejamento

O programa inicia oficialmente em abril e terá duração de dois anos. O PET Saúde conta com a parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que atende os 6º e 7º Distrito Sanitário, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), responsável pelo 2º DS, e do Centro Universitário Cesmac, que abrange o 3º DS.

Participam em cada projeto 10 professores, 20 trabalhadores da rede SUS Maceió, 30 estudantes das áreas de Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Medicina, Enfermagem e Odontologia, totalizando 180 profissionais.


Reunião da equipe da Uncisal

De acordo com Teresa Carvalho, coordenadora do PET Saúde da Ufal, o projeto tem o objetivo de estimular o trabalho interprofissional, visando a melhoria da qualidade da assistência aos usuários e reformulação de currículos, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais, estimulando uma formação das áreas de saúde que contemple a interprofissionalidade.

“Em cada unidade de saúde participante terá um professor coordenador de grupo tutorial, um professor tutor, quatro preceptores e seis estudantes, todos de áreas diferentes, interagindo no planejamento e execução de ações que visem melhorar os indicadores de saúde do território”, explicou Teresa.

Ainda segundo a coordenadora, o projeto possibilita uma maior aproximação da gestão da saúde municipal com as instituições de ensino superior, contribuindo para reorientar a formação de recursos humanos da saúde para atender aos interesses e demandas do SUS.

Os trabalhadores foram selecionados por meio de edital interno e atuam na assistência e na gestão. Os preceptores são os trabalhadores do SUS que acolherão e orientarão os estudantes no serviço. Atuam ainda como coordenadoras do projeto Virgínia dos Anjos (Uncisal) e Quitéria Ferreira (Cesmac).



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News