29/03/2024 02:41:57

Polícia
14/03/2019 07:45:00

Empresários e ex-gestores fraudavam licitações, diz PF


Empresários e ex-gestores fraudavam licitações, diz PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 13, a fase ostensiva da Operação Baldroca”, com o apoio da Controladoria Geral da União – CGU e da Receita Federal -, objetivando desarticular grupo criminoso responsável por fraudes licitatórias no município de Santa Luzia do Norte.

Empresários donos de postos de combustíveis, ex-gestores e servidores públicos fazem parte do grupo criminoso responsável pelas fraudes. O esquema foi realizado durante o ano de 2017, durante gestão do ex-prefeito Edson Mateus e do ex-vice José Ailton do Nascimento.

Durante a investigação, verificou-se a dispensa irregular de licitação e de certame licitatório para fornecimento de combustíveis com direcionamento de contratação e de sobrepreço. O nome dos outros envolvidos não foram divulgados.

O rombo nos cofres públicos chegou a R$ 1 milhão. As penas dos crimes investigados dizem respeito aos artigos 89 e 90, da Lei nº 8666/93, ao artigo 1º, I, do Decreto-Lei nº 201/67 e ao artigo 288, do Código Penal Brasileiro, e podem chegar a 24 anos de reclusão.

Em entrevista à Tv Gazeta na tarde desta quarta-feira, 12, o delegado Jorge Eduardo afirmou que o gerente de um posto foi preso durante a operação Baldroca porque estava portando uma arma ilegalmente.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo 3 em Maceió, um em Satuba, um em Santa Luzia do Norte, e um em Bom Conselho/PE, todos expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal, em razão de representação da autoridade policial no curso das investigações. 

O trabalho policial contou com a participação de 35 policiais federais, de dois servidores da CGU e dois servidores da Receita Federal do Brasil. O termo “Baldroca” significa embuste, trapaça. As apreensões decorrentes desta operação serão devidamente processadas e juntadas ao Inquérito Policial que está em andamento na Polícia Federal em Alagoas. 

Extra Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News