26/04/2024 15:42:58

Justiça
12/03/2019 10:30:00

TJAL inicia primeira ‘Semana da Justiça pela Paz em Casa’ de 2019

Presidente Tutmés Airan e desembargadora Elisabeth Carvalho acompanharam os trabalhos do Juizado da Mulher de Maceió, na manhã de ontem


TJAL inicia primeira ‘Semana da Justiça pela Paz em Casa’ de 2019

O Judiciário de Alagoas iniciou nova edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, nesta segunda-feira (11), a primeira do ano. No Juizado da Mulher de Maceió, estão previstas 171 audiências de instrução e de justificação, até sexta (15). A ação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para gerar conscientização e dar celeridade aos processos de violência doméstica.

O presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan, e a desembargadora Elisabeth Carvalho, coordenadora estadual da Mulher, acompanharam os trabalhos da unidade nesta manhã. “É uma ferida no tecido social que precisa ser cuidada”, avalia o presidente do TJ.

“É um esforço hoje do estado todo, todos os juízes envolvidos nessa luta. No espaço doméstico deveria imperar a compreensão, carinho, amor, mas muitas vezes impera a violência, contra alguém que é fisicamente mais frágil”, disse Tutmés Airan durante a visita.

Além dos juízes Paulo Zacarias, titular do Juizado, e José Miranda, auxiliar, diariamente há mais três magistrados nas audiências, revezando-se ao longo do mutirão. “Aumentamos a quantidade de audiências, com mais promotores, defensores públicos e servidores. É uma força de trabalho enorme que o Poder Judiciário disponibiliza para as mulheres, porque elas merecem toda a atenção do poder público”, afirma Paulo Zacarias.

“É muito importante essa ação criada pela ministra Cármen Lúcia”, disse a desembargadora Elisabeth Carvalho. “Ainda estamos aquém do necessário, pois mesmo com todos os esforços e medidas, a violência tem aumentado. É importantíssimo que a mulher vítima denuncie e também quem está nas proximidades”, reforçou.

Para o juiz José Miranda, “o mais importante é chamar a atenção da população para esse problema grave que é a violência doméstica contra a mulher”. A ação também estão sendo realizada pelo Juizado da Mulher de Arapiraca, onde o juiz Alexandre Machado tem 20 audiências pautadas para a semana.

Desembargador Tutmés Airan e juiz Paulo Zacarias durante a visita ao Juizado de Violência Doméstica de Maceió. (Foto: Caio Loureiro).

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News