29/03/2024 03:26:22

Cidades
12/03/2019 11:30:00

Arapiraca promove ações de conscientização e combate à violência contra mulheres

Programação especial começou nesta segunda-feira (11), na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro


Arapiraca promove ações de conscientização e combate à violência contra mulheres

No mês instituído para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), órgão municipal que integra a Secretaria de Desenvolvimento Social, organizou uma programação especial, que começou nesta segunda-feira (11), na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro.

A proposta da Prefeitura de Arapiraca, através da superintendência de Políticas para a Mulher, é chamar a atenção da população para o problema da violência contra a classe feminina, informar sobre os tipos e onde buscar ajuda. E, ainda, apresentar as ações e os serviços gratuitos prestados pelo CRAMSV às mulheres vítimas de violência no município.

Para isso, a equipe de profissionais do CRAMSV, que inclui assistente social, psicóloga e advogada, vai realizar, até o final do mês, atividades de orientação e acolhimento, através de palestras ministradas em diferentes espaços públicos e privados.

“Você não está só”. A frase que estampa o panfleto institucional do CRAMSV reflete a ideia central do órgão, que é acolher, ouvir e orientar mulheres que passam por qualquer tipo de violência, não somente a física, mas também a psicológica, moral, patrimonial e sexual.

“A proposta do CRAMSV, que passa pela escuta e acolhimento, visa orientar, fortalecer e empoderar a mulher agredida, a fim de que ela consiga romper o ciclo de violência a qual está presa e entenda que não precisa continuar sustentando uma relação que diminui, adoece e maltrata”, destacou Márcia Acioly, advogada do Cramsv.

Para justificar a necessidade de levar as informações à população sobre o tema, Acácia Dantas, psicóloga do CRAMSV, ressaltou os índices preocupantes da violência contra a mulher. “A cada duas horas uma mulher é morta no Brasil. E a cada minuto sofre algum tipo de agressão. Quando essas mulheres chegam ao órgão, elas estão desorganizadas por dentro. O nosso objetivo é oferecer bem-estar, proteção, informação, elevar a autoestima e desenvolver a autonomia dessas mulheres”, completou a psicóloga.

Programação

11/03. 9h: Abertura oficial das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, na Praça Luiz Pereira Lima, Centro.

12/03. 8h: Ação no Residencial Agreste

13/03. 8h30: Manhã de lazer para o grupo de mulheres Bem Me Quero, no Sesc Arapiraca.

9h: Palestra no evento comemorativo ao 8 de Março, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

14h: palestra no CRAS do Brisa do Lago

14/03. 8h: Ação na Praça Deputado José Marques da Silva

14/03. 14h: Palestra para mulheres na Igreja São José

16h: Palestra na empresa Carajás

15/03. 9h: Palestra UBS do Jardim das Paineiras

19/03. 14h: Palestra na UBS João Paulo II

*Durante o mês, atividades estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde.

CRAMSV – Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência – rua Padre Jefferson, 198, Alto do Cruzeiro. Contatos: (82) 3539-4017 / 99991-2443 – Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 Fonte: Ascom Arapiraca

Diário de Arapiraca



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News