24/04/2024 06:15:40

Política
11/03/2019 13:00:00

Nomeação de Ronaldo Lessa para a Agricultura gera expectativas no setor


Nomeação de Ronaldo Lessa para a Agricultura gera expectativas no setor

A nomeação do ex-governador Ronaldo Lessa para a Secretaria de Agricultura teve reações apócrifas registradas em alguns sites locais nos últimos dias de forma negativa.

“Ele sabe o que é um pé de feijão?”, teriam criticado alguns líderes rurais não identificados.

Mas a reação dos dirigentes do setor produtivo rural e da agricultura familiar foi outra.

Em resumo, a expectativa é de diálogo e parceria, além do reconhecimento da ação que ele teve no setor, seja como ex-governador ou ex-deputado federal – como veremos a seguir.

Antes um registro importante. Mesmo com o governador do momento ouvindo o setor produtivo aqui e acolá, a Pasta da Agricultura sempre foi política.

Por lá passaram ex-prefeitos, ex-deputados, presidentes de partidos e até vereadores de Arapiraca, sempre indicados politicamente.

Mesmo os secretários com perfil considerado mais técnico, a exemplo de Álvaro Vasconcelos ou Antônio Santiago, que estiveram lá recentemente, foram indicados politicamente.

Tem sido assim – pelo que sei – ao menos nas últimas três décadas.

Diálogo e parceria

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Álvaro Almeida, declarou que a entidade, que representa os produtores rurais alagoanos, dará apoio ao novo secretário de Agricultura.

“Desde que o ex-governador deseje, a nossa instituição estará dando todo o apoio naquilo que for necessário e também através do Senar-AL, na qualificação da mão de obra que vem realizada em todo o Estado de Alagoas no meio rural”, adianta.

Almeida avalia que Lessa poderá ter uma passagem positiva pela Pasta: “tenho certeza que com a experiência e o prestígio que ele adquiriu ao longo do tempo, como governador de Alagoas por dois mandatos, contribuirá e muito para o desenvolvimento do nosso segmento”.

Almeida lembra, ainda, q qualquer política a ser coloca em prática em qualquer secretaria estadual “com todo o respeito a capacidade individual de cada um, seguirá a orientação do governador Renan Filho. Ao longo dos anos, ele tem demonstrado uma parceria muito grande com o setor produtivo rural. Com isso, estamos muito tranquilos com essa decisão e nos mantemos a disposição do governo para manter esta parceria também com o ex-governador e atual secretário de Agricultura Ronaldo Lessa”, reforçou.

Para a Federação dos Trabalhadores Rurais e dos Agricultores e Agricultoras de Alagoas (Fetag/AL), o momento é de abrir o diálogo: “Esperamos que seja um aberto um diálogo com a Federação. Sabemos da capacidade do Ronaldo Lessa e esperamos uma abertura para todos os movimentos sociais”, diz Givaldo Teles, presidente da Fetag-AL.

A nomeação de Lessa também foi recebida com otimismo pelo presidente da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas.

“Como governador e como deputado federal ele ajudou muito o nosso setor, a exemplo de ações como a entrega de adubos em 2003 para os pequenos produtores, além de avanços na área de agricultura. Na Câmara dos Deputados, em Brasília, sempre nos atendeu muito bem e com total atenção”, lembra Edgar Filho, presidente da Asplana.

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, destaca experiência de Ronaldo Lessa, apesar dele não ser da área: “vamos torcer para dar certo, para ser parceiro. Ele criou o programa do leite. Tem uma certa história boa dentro do processo da agricultura. Não é uma pessoa tao alheia ao setor. Independente da questão politica sempre foi um grande admirador, um grande entusiasta da Cooperativa Pindorama. Sempre tivemos um bom relacionamento e acreditamos que esse será o tom na Agricultura”, afirma.

Para o presidente da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas, Aldemar Monteiro, a pecuária leiteira e a agricultura familiar serão beneficiadas com Lessa. “Estamos todos felizes em receber o ex-governador, que pensa muito no social e foi o criador do programa do leite em Alagoas. Ele sabe da necessidade da agricultura familiar”, afirma.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News