28/03/2024 10:08:16

Mundo
10/03/2019 11:00:00

Imagens mostram atividade em outra instalação de mísseis norte-coreanos


Imagens mostram atividade em outra instalação de mísseis norte-coreanos

Fotos de satélite analisadas neste sábado por especialistas, mostram atividade recente em uma instalação de montagem de mísseis norte-coreanos, aumentando as especulações sobre um possível lançamento após a fracassada cúpula de Hanói.

As imagens, analisadas pelo especialista em proliferação no Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury, Jeffrey Lewis, e postadas em sua conta do Twitter, mostram atividade na chamada usina de Sanumdong, localizada no distrito de Ryongsong, em Pyongyang.

As fotografias mostram uma concentração de veículos em frente ao centro de montagem e um trem estacionado e guindastes erguidos no centro de carregamento próximo, usado para transportar projéteis e componentes.

As imagens parecem confirmar o que o diretor do Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul, Suh Hoon, informou a um grupo de parlamentares na última quinta-feira: que a Coreia do Norte pode estar preparando um novo lançamento.

No entanto, as imagens de Sanumdong, onde acredita-se ter sido fabricado o míssil intercontinental (ICBM), o mais sofisticado do regime, foram tiradas no último dia 22 de fevereiro, quase uma semana antes que da cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, em Hanói (Vietnã), terminasse em fracasso.

Por sua vez, muitos especialistas acreditam que o regime poderia estar preparando o lançamento de um satélite a bordo de um foguete e não um míssil, depois que também se detectasse recentemente atividade na base de lançamento espacial norte-coreana de Sohae.

Em todo caso, a ONU sempre considerou que os lançamentos espaciais de Pyongyang são na verdade um teste disfarçado de mísseis ICBM - que usam tecnologia semelhante à de um foguete espacial - e os castigaram com sanções.

Com estes preparativos, o regime poderia estar tentando pressionar os EUA que retomem o diálogo o mais rápido possível após a reunião em Hanói, entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente americano Donald Trump chegar ao fim sem acordo.

EFE



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News