29/03/2024 02:31:07

Alagoas
08/03/2019 17:30:00

Documentos perdidos podem estar disponíveis nas agências dos Correios

Em Alagoas, cerca de 160 objetos estão aguardando retirada por parte de seus proprietários


Documentos perdidos podem estar disponíveis nas agências dos Correios

https://tribunahoje.com 

urante festividades como o carnaval, quando há o aumento na aglomeração e no trânsito de pessoas, é muito comum a perda de documentos pessoais. Para ajudar o cidadão a encontrá-los, os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos, disponível em todas as agências centrais do país. A consulta à relação de documentos disponíveis para retirada pode ser feita em qualquer unidade ou no site dos Correios.

Em Alagoas, cerca de 160 objetos estão aguardando retirada por parte de seus proprietários. Este número é composto pelos mais variados tipos de documentos: cédulas de identidade, cartões de CPF, CNHs e Carteiras de Trabalho. Somente em 2018, foram registrados os cadastros de mais de 480 itens no Estado.

Instituído há mais de 30 anos, o serviço tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Em 2018, em todo o Brasil, mais de 160 mil documentos foram cadastrados para retirada, no entanto, apenas 4% deles foram procurados e devolvidos aos proprietários. Os demais são remetidos ao órgão emissor.

Aqueles que encontrarem documentos de terceiros podem depositá-los no guichê de qualquer agência dos Correios ou em caixas de coleta. Uma vez recebidos, os documentos são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante 60 dias.

Para retirar o documento perdido, o cidadão deve apresentar outro documento que comprove sua titularidade e pagar uma tarifa de R$ 5,70. Documentos sob a guarda dos Correios só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o documento perdido esteja em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que ele seja enviado à agência mais próxima.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News