29/03/2024 12:19:07

Especial
07/03/2019 17:30:00

8 notícias que você perdeu enquanto aproveitava o Carnaval


8 notícias que você perdeu enquanto aproveitava o Carnaval

https://www.huffpostbrasil.com 

No Brasil, é comum o clichê que o ano só começa depois do Carnaval. Para alguns foliões, então, esta Quarta-feira de Cinzas (6) pode ser marcada como o início de 2019.

Isso não quer dizer, contudo, que enquanto o brasileiro aproveitava os bloquinhos e os desfiles das escolas de samba, o mundo aguardava.

Listamos 8 notícias que marcaram o Brasil e o mundo durante o Carnaval, e que podem ter passado batido por quem estava concentrado na folia.

1. A situação da Venezuela continua sob tensão

ASSOCIATED PRESS
Juan Guaidó retornou à Venezuela durante o Carnaval.

De volta à Venezuela desde a última segunda-feira (4), o presidente autoproclamado Juan Guaidó tenta organizar uma greve geral no setor estatal para enfraquecer o regime do ditador Nicolás Maduro.

Guaidó estava impedido de deixar a Venezuela, mas não respeitou a ordem de tribunal e visitou países na América do Sul, como a Colômbia, Brasil, Paraguai, Argentina e Equador, nas últimas semanas.

O seu retorno para Caracas aconteceu de forma pacífica. O presidente interino não sofreu qualquer dificuldade e foi recebido por multidões no aeroporto da capital. Em discurso para os apoiadores, Guaidó afirmou que “vamos com tudo até garantir a liberdade para o nosso país”. 

2. O presidente da Vale foi afastado da direção da empresa 

UESLEI MARCELINO / REUTERS
Fabio Schvartsman não é mais presidente da Vale.

O Conselho de Administração da mineradora Vale decidiu acatar integralmente pedido do Ministério Público Federal e Polícia Federal e afastou o presidente da companhia, Fabio Schvartsman, e outros executivos no último sábado (2).

Em comunicado confirmando o afastamento, Schvartsman afirma que desde o dia 25 de janeiro, quando ocorreu a tragédia em Brumadinho (MG), vem dedicando “todos os minutos de meus dias e noites, no limite máximo de minhas forças”  para o atendimento às vítimas e apuração dos fatos.

O desastre deixou pelo menos 182 mortos confirmados e mais de 100 desaparecidos. A Vale ainda não apontou motivos para o desastre socioambiental. Autoridades ainda investigam o que pode ter causado o acidente.

3. Pesquisa sobre Aids avança e cura do HIV é alcançada em 2º paciente

WESTEND61 VIA GETTY IMAGES
Cura para HIV não é mais sonho.

Um paciente soropositivo parece ter sido curado da infecção por HIV, vírus que causa a aids. Este é segundo caso de sucesso. Há 12 anos, Timothy Ray Brown, chamado de “paciente de Berlin”, foi o 1º paciente livre da doença. A notícia que pode revolucionar o tratamento foi divulgada na última terça-feira (5) pela revista científica norte-americana Nature.

4. O presidente Jair Bolsonaro anunciou a “Lava-Jato da Educação”  

ASSOCIATED PRESS
Bolsonaro quer acabar com "fábrica de militantes políticos" nas escolas.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na última segunda-feira (4) uma frente interministerial para investigar os gastos com educação no País. Pelo Twitter, ele comunicou a criação da “Lava-Jato da Educação”, somando os esforços do Ministério da Educação, do Ministério da Justiça, da Polícia Federal e da CGU (Controladoria-Geral da União). 

Bolsonaro diz que “há algo de muito errado” ao comparar o gasto que o Brasil tem com educação, em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), e o desempenho de seus estudantes no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).

De acordo com o presidente, mudar “as diretrizes ‘educacionais’ implementadas ao longo de décadas é uma de nossas metas para impedir o avanço da fábrica de militantes políticos para formarmos cidadãos”. 

5. O presidente postou um vídeo de masturbação no Carnaval

UESLEI MARCELINO / REUTERS
Bolsonaro surpreendeu a internet com vídeo de conteúdo pornográfico.

Bolsonaro usou seu perfil no Twitter nesta terça-feira (5) para criticar o Carnaval de rua. 

Ele compartilhou um vídeo com imagens explícitas, que afirma ser de um bloco carnavalesco, com o objetivo de “expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades”.

O registro tem 40 segundos e mostra 3 pessoas dançando em cima de um ponto de táxi. Em determinado momento, um dos rapazes filmados introduz o dedo entre as nádegas. Na sequência, outro rapaz tira o pênis para fora e aparenta urinar sobre o primeiro, que simula estar lavando o cabelo.

6. A morte do vocalista da banda Prodigy

ASSOCIATED PRESS
Keith Flint, do Prodigy, morreu aos 49 anos.

O líder e vocalista do Prodigy, Keith Flint, morreu aos 49 anos na Inglaterra na última segunda-feira (4). A polícia britânica confirmou ao HuffPost UK que um homem foi encontrado morto dentro de casa em Dunmow, Essex, no sudeste da Inglaterra.

“A morte não está sendo tratada como suspeita”, informou o porta-voz da polícia de Essex. A causa foi suicídio, confirmaram integrantes da banda.

7. Saiu o novo trailer de Game of Thrones

O inverno ainda está chegando, mas o trailer da 8ª e última temporada de Game of Thrones já está entre nós. A HBO liberou, na terça-feira (5), uma prévia do que está por vir. A data de estreia é 14 de abril.

A temporada mais recente da série foi ao ar em 2017 e, após quase dois anos de espera, os fãs começam a contar os dias. Desde o momento em que o trailer foi divulgado a hashtag #GameOfThrones é a mais popular no Twitter.

8. O livro Cem anos de Solidão vai ganhar série na Netflix

Vídeo incorporado
 

 

GALERIA DE FOTOS Carnaval 2019: As melhores imagensVeja Fotos


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News