24/04/2024 15:29:53

Saúde
07/03/2019 19:00:00

Alexandre Ayres anuncia prioridades na Saúde de AL


Alexandre Ayres anuncia prioridades na Saúde de AL

Advogado, 37 anos, Alexandre Ayres foi anunciado como novo secretário de Saúde por Renan Filho nesta quinta-feira, 21. A indicação é técnica e dentro da cota pessoal do governador.

A relação entre os dois começou a se estreitar quando Ayres assumiu, em 2014, por indicação política a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Deixou o cargo no início de 2018, mas não se afastou do governador. Ele foi o coordenador da campanha da reeleição de Renan Filho e, após a eleição, foi nomeado como secretário adjunto do Gabinete Civil, onde atuou como uma espécie de coordenador da “transição” entre o primeiro e o segundo governo.

Antes que se diga, Ayres não será “mais um advogado” na Saúde.

No currículo ele também tem uma passagem de 5 anos pela Pasta, onde atuou como assessor jurídico. A atuação, entre 2004 e 2009, segundo o próprio Alexandre, permitiu que ele conhece de perto a equipe da Secretaria de Saúde e o sistema público de saúde.

Na conversa com o blog, o secretário revela seus planos para a Secretaria de Saúde.

“Estou de volta a Saúde. Atuei lá durante cinco anos no setor jurídico. Conheço todo o sistema e conheço todo mundo lá. É uma grande equipe e sei que vamos somar nesse grande desafio”, aponta.

O novo secretário sabe que terá muitos desafios pela frente, mas garante que não assumirá a pasta sem conhecer a realidade.

“Tenho já os números da Saúde, já vinha analisando dados com muito interesse. O que posso dizer é que não haverá necessidade de conhecer nada. Vou trabalhar para resolver no curto prazo. E resolver com planejamento. Hoje se planeja pouco na Saúde. A equipe fica assoberbado, apagando incêndio”, adianta.

Ayres promete dedicar maior atenção aos municípios: “os municípios precisam muito de ajuda. Vamos privilegiar o apoio aos municípios alagoanos e planejar a saúde com abertura de novas Upas e hospitais que governo vem construindo. Devemos entregar o hospital da mulher em junho. Será um marco para Alagoas. Um equipamento importante. Um divisor de águas”.

A relação com a Uncisal, que opera equipamentos importantes de Saúde, também será priorizada. “Outro ponto de nossa gestão será a parceria com Uncisal. O reitor Henrique Costa é grande gestor e um parceiro importante. Vamos trabalhar juntos”, afirma.

Quanto aos problemas que vem sendo relatados nos últimos dias, com ênfase no desabastecimento, o novo secretário avisa que não vai olhar para trás. “Vou fazer política pública olhando para a frente. A Sesau tem grandes quadros. Não vou entrar procurando. Tem grandes técnicos. Vou juntar a experiência da equipe com a minha juventude, com minha vontade, para avançar”.

De imediato, o secretário pretende sanar o problema da falta de medicamentos. “Vamos focar a curto prazo na regularização do abastecimento. São os mesmos problemas todos os anos. Fica atrapalhando. Vamos priorizar o planejamento com transparência nas aquisições, com muita transparência nas compras para entregar o que deve ser entregue nas unidades, mas também vamos cobrar a utilização correta”.

Ayres confirma que estão em andamento várias licitações para a compra de medicamentos e insumos para a Saúde. “Fizemos uma força tarefa. O governador Renan Filho tem se empenhado pessoalmente. Faz isso pessoalmente na Saúde. Tenho acompanhado nos últimos quatro meses. Ele se dedica constantemente”, resume.

Quanto ao trabalho do ex-secretário, que deixou o governo recentemente, Ayres acredita que ele deixou uma importante contribuição. “Faço questão de fazer referência ao Christian (Teixeira), de fazer um reconhecimento do trabalho dele. Conseguiu resolver com o trabalho grandes problemas em apenas dois anos. Ele deixou um legado. Vamos dar continuidade”, diz.

“O desabastecimento não é questão nova para a Saúde. Espero que não passe mais por isso. O Christian não tem culpa disso. Ele sempre lutou pela legalidade e pelo bom andamento dos processos. Lutou bastante”, aponta.

Jornal de Alaggoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News