23/04/2024 19:27:48

União dos Palmares
07/03/2019 08:00:00

Carnaval da Basiliano Sarmento encerra com poesia e homenagem à Antonio Matias, folião número 1 de União


Carnaval da Basiliano Sarmento encerra com poesia e homenagem à Antonio Matias, folião número 1 de União

Nada de “Jenifer”, “Piscininha Amor”, “Fábio Assunção” ou qualquer outro hit da atualidade. Foi ao som da imortal marchinha de carnaval Bandeira Branca”, de Dalva de Oliveira, que encerrou o carnaval 2019 de União dos Palmares, na praça Basiliano Sarmento. Uma realização da Prefeitura local. O clima foi, de fato, de resgate de uma tradição perdida em algum lugar do passado, de um tempo que ficou na memória afetiva dos palmarinos mais saudosistas.

O octogenário folião Antônio Matias superou as dificuldades de locomoção naturais da idade e subiu ao palco para ser homenageado e receber as chaves da cidade através do rei momo e da rainha 2019, Marcos Leite e Simone Menezes. Na ocasião, Antônio cantou, ao lado do músico Jarbas Leite, do chefe de gabinete do município, Hermes Marques, amigos e familiares, canções que ficaram eternizadas na nostalgia do povo brasileiro e se emocionou ao relembrar de toda uma trajetória de festas carnavalescas em sua terra, União dos Palmares.

“Me senti em paz como há muito tempo não me sentia no carnaval, a impressão que tive é de estar com meus amigos do tempo da escola e minha família nos antigos salões do frevo”, palavras de dona Marileide, que veio de Ibateguara curtir o carnaval na terra de Zumbi dos Palmares. Turistas, inclusive, não faltaram na praça, assim como o publicitário Mayckson Douglas, do programas Alagoas Rural e Programa Conexão, da TV Pajuçara, que, junto com uma tropa de amigos, esteve de passagem em União e saiu encantado com o clima, a receptividade e a organização do carnaval local. “Achei a cidade muito agradável, o carnaval super tranquilo, com toda certeza ainda vamos voltar aqui em outras oportunidades”, complementa Mayckson.

Já o que chamou a atenção do professor da Ufal, Bruno Besso, foi a formação do famoso “reloginho da praça”, onde os foliões se reunem para dançar frevo numa roda de folia no centro da praça. “Aquilo foi incrível, a energia que rola ali é algo inexplicável, me senti no melhor carnaval do mundo”, falou com entusiasmo o professor.

O prefeito dp m,unicipio esteve se recuperando de uma virose e não participou do último dia, mas acompanhou todos os dias anteriores e ficou muito feliz com o sucesso que foi o carnaval na praça e de União em geral. “Nossa missão foi cumprida com êxito, trazer de volta o espírito carnavalesco. Não é fácil reinserir tradições perdidas no calendário das pessoas, mas, aos poucos, vamos recuperar União como rota de carnaval dos turistas e dos próprios palmarinos, que costumam viajar no período”, explica Kil, que define a programação deste ano, que contou também com os blocos e festa no conjunto Newton Pereira, não como reciclagem do passado, mas como uma reinvenção.

Se apresentaram na Basiliano atrações como as bandas Cannibal, Bora Bora, Contágio Tropical e Show Balanço, os cantores Elminho e Geleia da Gazeta FM, a orquestra Amigos do Frevo e outras.

Kil adiantou ainda a realização da ressaca de carnaval, no próximo domingo, dia 10, com mais uma edição do bloco do Jacaré, que é de sua realização, com apoio dos deputados Isnaldo Bulhões e Paulo Dantas, com a banda Trio da Huanna como atração principal.

http://www.muricionline.com.br 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News