19/04/2024 04:42:50

Especial
05/03/2019 13:30:00

Conselho da Vale decide afastar presidente Schvartsman e outros executivos, diz fonte


Conselho da Vale decide afastar presidente Schvartsman e outros executivos, diz fonte

O Conselho de Administração da mineradora Vale decidiu acatar integralmente pedido do Ministério Público Federal e Polícia Federal e afastar o presidente da companhia, Fabio Schvartsman, e outros executivos em meio às investigações sobre o rompimento da barragem de rejeitos da companhia em Brumadinho (MG), segundo uma fonte com conhecimento direto do tema.

Na recomendação das autoridades, vista pela Reuters, há ainda o pedido de afastamento do diretor-executivo de Ferrosos e Carvão, Peter Poppinga, do diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos e Carvão, Lucio Flávio Cavalli, e do diretor de Operações do Corredor Sudeste, Silmar Magalhães Silva, além de outros funcionários da companhia.

A fonte, que falou à Reuters em condição de anonimato, disse que a decisão ocorreu por telefone e que a expectativa é que seja oficializada em fato relevante até domingo.

A Vale já havia afirmado mais cedo neste sábado que seu conselho iria analisar no tempo devido o pedido de afastamento. Na recomendação, MPF e Polícia Federal estabeleceram um prazo de 10 dias para que isso fosse feito, conforme documento enviado ao conselho da companhia.

Uma barragem de rejeitos da mina de minério de ferro Córrego do Feijão, da Vale, rompeu-se em Brumadinho (MG) em 25 de janeiro, liberando uma onda de resíduos de beneficiamento que soterrou trabalhadores e moradores locais.

O desastre deixou pelo menos 182 mortos confirmados e mais de 100 desaparecidos.

A Vale ainda não apontou motivos para o desastre socioambiental. Autoridades ainda investigam o que pode ter causado o acidente.

Eduardo de Salles Bartolomeo, o presidente interino

O Conselho Eduardo de Salles Bartolomeo para ocupar interinamente a presidência da empresa. 

Claudio de Oliveira Alves, atual Diretor de Pelotização e Manganês, ocupará interinamente a função de Diretor-Executivo de Ferrosos e Carvão e Mark Travers, atual Diretor Jurídico, de Relações Institucionais e Sustentabilidade de Metais Básicos, será o diretor interino de Metais Básicos.

Em nota, o MP informou ainda o pedido de afastamento de outras 10 pessoas, entre gerentes executivos. geólogos e engenheiros da empresa.

“A recomendação, que foi entregue na noite da última sexta-feira a advogados do Conselho de Administração da VALE S.A., teve por base as evidências obtidas até o momento sobre o envolvimento das pessoas indicadas em fatos relacionados ao rompimento da barragem B1, em 25 de janeiro de 2019, que resultou na morte de centenas de pessoas, além de graves danos econômicos, sociais e ambientais, ainda não mensurados em toda a sua extensão”, diz a nota.

Os procuradores pedem ainda que os afastados sejam impedidos de entrar nas dependências da empresa e que os demais funcionários não compartilhem com eles informações profissionais.

https://www.huffpostbrasil.com 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News