26/04/2024 04:47:41

Saúde
02/03/2019 17:00:00

Unicef lança alerta sobre aumento de casos de sarampo no Brasil e no mundo


Unicef lança alerta sobre aumento de casos de sarampo no Brasil e no mundo

A Unicef lançou no ultimo dia 28 um alerta sobre o aumento alarmante do número de casos de sarampo no mundo. O crescimento dos surtos é puxado principalmente por 10 países, que, juntos, somam mais de 74% do total de registros da doença em 2018; e o Brasil está entre eles.

O Brasil está em terceiro lugar no ranking dos países com mais casos de sarampo em 2018. Foram 10.262; em 2017, não havia sido registrado nenhum. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, apenas três estados registram casos da doença no país: Amazonas, Pará e Roraima. Na frente do Brasil, apenas a Ucrânia (35.120 casos) e as Filipinas (12.736 casos e 203 mortes) registraram mais ocorrências da doença. 
 
Segundo Cristina Albuquerque, chefe da área de saúde e envolvimento infantil da Unicef no país, o Brasil é visto com maior atenção porque, em 2015, teve o último caso do vírus e, em 2016, ele recebeu um certificado de eliminação. "Passamos 2016 e 2017 sem nenhum registro. A partir de fevereiro de 2018 que começou a apresentar a notificação de casos", disse. 
De acordo com Cristina, o vírus deve ter entrado pela fronteira do Brasil e se espalhado para todos os estados, e, se a cobertura vacinal estivesse boa, o país não chegaria na situação dramática em que se encontra. "Precisamos continuar perseguindo a cobertura de rotina que tem um calendário de vacinação para garantir a eliminação da doença", explicou.
 
O Estatuto da Criança e do Adolescente diz que é obrigatório os pais levarem os filhos para se imunizar contra as doenças da caderneta de vacinação. "É uma legalidade, mas preferimos mostrar a importância por meio da informação", disse Cristina. Dessa forma, a Unicef busca informar as pessoas por meio de mensagens informativas nas mídias sociais e nos municípios. "Introduzimos o selo Unicef, que trabalha com mais de 900 municípios, um indicador da tríplice vacinal. Estamos mobilizando para que eles aumentem as coberturas vacinais e atinjam no mínimo 95% das crianças. Vacinar é um ato de proteção”, disse. 
 
De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o único caso de sarampo confirmado foi em outubro do ano passado. Um jovem de 16 anos tinha acabado de voltar de uma viagem para Manaus (AM), foi tratado e está sem nenhuma sequela. Em 2019, três notificações de casos de sarampo já foram recebidas, mas nenhum está confirmado. 
 
O biólogo Francisco Otaviano Nery explica que o surto pode estar relacionado ao contágio, que geralmente ocorre por secreções lançadas no ar. "Muco e gotículas de saliva são uma forma muito fácil de transmissão", disse. Segundo ele, não há um remédio específico para o sarampo, mas sim para tratar os sintomas. "Não tem um medicamento que ataque o vírus. Você usa medicamento para controlar os sintomas", disse. Sendo assim, o controle certo da doença é por meio da vacinação. "O controle que a OMS indica é com a vacinação. Pode ser a tríplice viral, que engloba sarampo, rubéola e caxumba; ou tetravalente que, além dessas três, inclui a catapora", citou. 
 
Os sintomas do sarampo aparecem entre 10 e 14 dias após a contaminação e incluem febre, tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta e irritação na pele com manchas vermelhas. 
 
A imunização contra o sarampo é oferecida no calendário vacinal do Distrito Federal, durante o ano todo, com doses disponíveis a partir de 12 meses até os 59 anos, conforme informado pela Secretaria de Saúde do DF.
 
Correio Braziliense


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News