23/04/2024 20:01:27

Tecnologia
02/03/2019 19:00:00

Europa quer que Facebook, Google e Twitter reforcem combate a fake news


Europa quer que Facebook, Google e Twitter reforcem combate a fake news

A Comissão Europeia defendeu nesta quinta-feira (28) que Facebook, Google e Twitter têm que intensificar os esforços para combater a desinformação. As plataformas ainda foram acusadas de não fornecerem informações suficientemente detalhadas sobre a aplicação das suas novas políticas e instrumentos.

O executivo comunitário da União Europeia publicou hoje os relatórios apresentados pelas três plataformas, signatárias do Código de Conduta, sobre os progressos feitos em janeiro nos seus compromissos para combater a desinformação e, em comunicado, notou que quer "ver mais progressos".

"As plataformas não fornecerem informações suficientemente detalhadas sobre se a aplicação das novas políticas e instrumentos está decorrendo atempadamente e com recursos suficientes em todos os Estados-membros [da União Europeia]. Os relatórios apresentam muito pouca informação sobre os resultados das medidas já postas em prática", sustentou.

Bruxelas afirmou ainda que aquelas três plataformas não conseguiram apresentar "critérios específicos" que permitiram o acompanhamento e a avaliação do progresso feito no combate à desinformação na União Europeia (UE).

Bill Gates elegeu os avanços tecnológicos que vão melhorar o mundo

"A qualidade da informação fornecida varia de um signatário para outro, dependendo das áreas de compromisso abrangidas por cada relatório, o que claramente demonstra que há espaço para melhorias em todos", argumentou.

Segundo a nota da Comissão, o Facebook não reportou os resultados "das atividades desenvolvidas em janeiro no âmbito do escrutínio e posicionamento de anúncios", nem o número de contas falsas removidas devido a "atividades mal-intencionadas visando especificamente a UE".

Já a Google, apesar de ter apresentados os dados das ações empreendidas em janeiro para melhorar o escrutínio da colocação de anúncios na UE, falhou na métrica que, para Bruxelas, não é suficientemente específica e não clarifica a extensão das medidas tomadas para combater a desinformação.

Por sua vez, a rede social Twitter não apresentou qualquer métrica referente aos compromissos assumidos para melhorar o escrutínio da colocação de anúncios, tendo também falhado na transparência dos anúncios com teor político.

Instagram passa o Messenger no gosto dos brasileiros para mensagens

Tendo em conta que as campanhas eleitorais para as próximas eleições europeias irão começar no início de março, a Comissão Europeia encoraja as plataformas a "acelerar os seus esforços", admitindo preocupação em relação "à situação atual".

"Instamos o Facebook, a Google e o Twitter a fazer mais em todos os Estados-membros para assegurar a integridade das eleições para o Parlamento Europeu em maio de 2019. Também encorajamos as plataformas a estreitar a sua cooperação com os verificadores de fatos e investigadores acadêmicos para detectar campanhas de desinformação e tornar os conteúdos verificados mais visíveis e generalizado", concluiu o comunicado.

Estas três plataformas, signatárias do Código de Conduta contra a desinformação desde outubro de 2018, comprometeram-se a apresentar mensalmente relatórios das suas atividades até às eleições europeias que vão acontecer entre 23 e 26 de maio.

A monitoramento do Código de Conduta faz parte do plano de ação contra a desinformação que a UE adotou em dezembro. Com informações da Lusa. 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News