19/04/2024 23:25:31

Saúde
01/03/2019 10:00:00

5 benefícios do silêncio para a saúde do cérebro


5 benefícios do silêncio para a saúde do cérebro

Obarulho do trânsito, sirenes estridentes, vozes altas e até ruídos de fundo e constantes como de eletrodomésticos podem ser muito prejudiciais para a saúde mental-

"Vivemos na era do barulho. O silêncio está quase extinto", afirma o filósofo Erling Kagge, em declarações à BBC News

Erling explorou o poder do silêncio e tornou-se a primeira pessoa a alcançar os ‘três polos’: norte, sul e o cume do Everest.

Mas por que precisamos de silêncio, como o perdemos e onde poderíamos encontrá-lo novamente?

1. Silêncio permite que nos sintamos 'presentes'

"A Antártida é o lugar mais sossegado onde já estive", diz Erling. "Ali, estava cada vez mais atento ao mundo do qual faço parte."

Ele explica como o silêncio que encontrou durante a expedição permitiu que se sentisse mais ‘presente’: "Eu não estava nem entediado nem interrompido. Eu estava sozinho com meus próprios pensamentos e ideias... Eu estava presente na minha própria vida".

Erling acredita que todos podemos encontrar nosso ‘silêncio interno' e sugere "ficar de pé no chuveiro... sentado em frente a um fogo crepitante, nadar num lago na floresta, ou dar um passeio pelo campo".

"Todas essas podem ser experiências de quietude perfeita”.

2. O silêncio nos dá espaço para pensar

O silêncio é "uma chave para desbloquear novas formas de pensar", diz Erling, e a ciência apoia a teoria do filósofo. Mesmo sem o estímulo do som, o cérebro humano permanece ativo e dinâmico.

Um estudo de 2001 realizado por neurocientistas da Universidade de Washington descobriu que havia uma função cerebral ‘padrão’: concluindo que um cérebro ‘em repouso’ ainda está em ação, constantemente absorvendo e avaliando informações.

3. O silêncio é uma ferramenta poderosa de conversação

"O silêncio é uma das grandes artes da conversa", disse o famoso orador romano Cícero.

Na conversa ou no debate, é fácil esquecer o poder do silêncio - mas ficar quieto pode ser uma ferramenta muito eficaz, e é uma opção que todos temos à disposição.

Ao fazer uma pausa, pode falar com mais calma e sabedoria: o silêncio pode ser o espaço entre uma explosão inútil de sentimento e uma resposta ponderada.

Isso também mostra confiança em um argumento. "Nada fortalece mais a autoridade do que o silêncio", afirmou Leonardo da Vinci.

4. O silêncio é a cura para as redes sociais

"As notificações que surgem no computador ou no celular podem ser viciantes", adverte o filósofo e aventureiro Erling Kagge.

"Quanto mais somos inundados, mais desejamos nos distrair. Verificamos e voltamos a verificar os nossos telefones na tentativa inútil de obter satisfação."

Mas, em vez de encontrar satisfação, afirma que essa forma de ruído gera ansiedade e sentimentos negativos. "Podemos ficar viciados, mas isso não significa que estamos felizes."

"O silêncio", diz Erling, "é o oposto de tudo isso. É sobre entrar em contato com o que está fazendo, e não viver através de outras pessoas e de outras coisas".

5. O silêncio ajuda a aliviar o estresse

A enfermeira britânica Florence Nightingale escreveu que "o ruído desnecessário é a mais cruel ausência de cuidados que pode ser infligida a pessoas doentes”.

Ela argumentava que todo o som desnecessário poderia causar temor, angústia e perda de sono para pacientes em recuperação.

A pesquisa moderna apoia os pontos de vista da enfermeira que viveu no século XIX. Foram recentemente descobertas correlações entre pressão alta e ruído crônico - como o de rodovias e aeroportos.

O ruído também pode resultar em níveis elevados de estresse. Os cientistas creem que as ondas sonoras ativam a amígdala, que está associada à formação da memória e à emoção, causando uma libertação de hormônios do estresse.

Esse processo pode ocorrer mesmo enquanto dormimos. O silêncio, no entanto, tem o efeito oposto: ajuda a liberar a tensão no cérebro e no corpo.

Um estudo publicado na revista Heart descobriu que dois minutos de silêncio podem ter ainda um efeito mais calmante do que ouvir música calma.

Notícias ao Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News