26/04/2024 14:37:28

Tragédia
01/03/2019 16:00:00

Tragédia em Brumadinho derruba grau de investimento da Vale


Tragédia em Brumadinho derruba grau de investimento da Vale

Para além da dor e dos traumas das famílias das vítimas do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), a tragédia segue gerando prejuízos para a Vale. A agência de classificação de risco Moody's rebaixou, em escala global, o grau de investimento da mineradora brasileira de Baa3 para Ba1. A agência também alterou a perspectiva de vários ratings para negativa.

"O rebaixamento dos ratings da Vale para Ba1 reflete a elevação dos riscos de crédito após o colapso da barragem de rejeitos em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, e as consideráveis incertezas associadas ao impacto total e implicações de longo prazo deste desastre social e ambiental sobre o perfil de crédito da Vale como um todo, bem como a exposição significativa a litígios e passivos financeiros que provavelmente persistirão pelos próximos anos", informou a agência em nota.

Segundo a Moody's, “embora a posição financeira robusta da Vale ofereça uma boa proteção contra os possíveis impactos financeiros, o acidente suscita preocupações do ponto de vista social, ambiental e de governança corporativa, especialmente considerando que ocorreu pouco mais de três anos após o colapso da barragem de rejeitos da Samarco”.

A agência de risco considera que a Vale "demonstrou amplo esforço para oferecer assistência humanitária e auxílio financeiro emergencial aos afetados, bem como para reforçar o monitoramento e inspeção das barragens", mas pondera que "ainda não está clara a extensão total dos custos, reivindicações judiciais e litígios, bem como o impacto do acidente na reputação da Vale e no seu resultado operacional e financeiro".

A Moody's destaca que os ratings da Vale podem ser rebaixados se os custos finais relacionados ao desastre em Brumadinho ficarem "materialmente acima de nossas expectativas por conta de penalidades, acordos, litígios e ações coletivas de valores mais elevados ou se as operações forem novamente interrompidas afetando substancialmente a geração de fluxo de caixa livre".

Por enquanto, a empresa fez uma doação de 100.000 reais para cada uma das 265 famílias que têm parentes entre as vítimas e 50.000 reais para cada uma das 56 pessoas que residem da área atingida pelos rejeitos. Nas duas semanas que se seguiram ao rompimento da barragem em Brumadinho, a Vale acumulou perdas de 73 bilhões de reais em valor de mercado.

El País



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News