21/04/2019 22:02:25

Saúde
01/03/2019 17:30:00

Nutricionista dá dicas para aproveitar o Carnaval de forma saudável


Nutricionista dá dicas para aproveitar o Carnaval de forma saudável

Para curtir e aproveitar o Carnaval, independente do lugar onde estiver, seja na praia, no salão ou na rua, é importante pensar em alguns cuidados com a saúde e com o corpo, para seguir firme na maratona da folia.

É possível se divertir tomando alguns cuidados com a alimentação e mantendo atenção redobrada com a hidratação. A bebida alcoólica, por exemplo, é calórica e deve ser consumida com moderação, intercalando com doses de água e nunca com o estômago vazio para evitar a hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue que causa sensação de tontura, visão turva e mal-estar).

“Quando se fica muitas horas pulando e dançando, de uma forma geral, são eliminados líquidos e sais minerais como sódio, potássio e magnésio. É importante beber diariamente de 2 a 3 litros de água. Sucos de fruta, água de coco e isotônicos também são indicados antes, durante e depois da diversão”, explica a nutricionista Rosana Perim, gerente do Serviço de Nutrição do HCor.

Dicas importantes para cair na folia

Faça todas as refeições durante o dia.

Evite alimentos gordurosos e frituras.

Prefira as carnes brancas e vermelhas magras, grelhadas, assadas ou cozidas, que contêm menos gordura e são mais fáceis de serem digeridas.

Consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de vitaminas e sais minerais.

Não deixe de repor a energia perdida na folia consumindo, em todas as refeições, alimentos ricos em carboidratos, como arroz, macarrão, batata, pães, cereais e outros, de preferência integrais, pois o carboidrato vai fornecer energia para curtir todos os dias, dando maior sensação de saciedade.

As sobremesas refrescantes são as melhores opções. Prefira sempre frutas, gelatinas, sorvete de frutas ou compotas geladas.

Prepare sanduíches naturais com diversos tipos de pães (aveia, centeio, trigo, integral), recheados com peito de peru, frango, atum, sardinha, rosbife, queijo branco, ricota, queijo cottage, além de hortaliças e legumes (folhas em geral, cenoura e beterraba ralada, tomate e outros). Evite utilizar maionese e ovos na preparação.

Notícias ao Minuto



Enquete
Qual dos nomes elencados abaixo é seu candidato a Prefeito em 2020?
Total de votos: 20032
Google News