19/04/2024 09:23:50

Polícia
27/02/2019 07:00:00

Servidores e escrivães da Polícia Civil se desentendem com delegados


Servidores e escrivães da Polícia Civil se desentendem com delegados

Desde que o delegado geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, apareceu em um vídeo afirmando ser a favor de carreira única na entidade, houve muito desentendimento entre servidores e escrivães contra delegados da PC.

Enquanto escrivães e servidores lutam pela carreira única dentro da instituição (onde o delegado entraria como agente e iria progredir de acordo com aptidão e desempenho no trabalho), delegados acreditam que as funções da polícia judiciária, a natureza do cargo, o grau de responsabilidade e a complexidade de um delegado de polícia exigem, para a investidura no cargo, formação acadêmica de bacharel em direito e aprovação previa em concurso público de provas e títulos.

Em nota de repúdio contra a nota já emitida pela Associação de Delegados da Polícia Civil e pelo Sindicato de Delegados da Polícia Civil, a diretoria da Aspol (Associação dos Servidores da Polícia Civil) e da Aepol (Associação dos Escrivães de Polícia Civil do Estado de Alagoas) alegaram que a conduta do delegado Paulo Cerqueira demonstra preocupação em se ter uma Polícia Civil moderna e capacitada.

“A condutado do Delegado Geral de Polícia Civil de Alagoas demonstra, inequivocamente, a sua preocupação de se ter uma Polícia Civil moderna e capacitada para o combate à crescente e intolerável criminalidade. Portanto, sugerimos parcimônia e humildade àqueles que dão à vaidade um certo prazer exclusivo, que se abstenham de ostentar presunções exibicionistas acerca dos próprios atributos pessoais. Faz-se mister focar em uma instituição policial moderna que combata a violência com eficácia, livre das amarras burocráticas e da práxis cartorial caducas adotadas pelo modelo atual”, diz a nota.

Já na nota divulgada pela Adepol e pelo Sindepol, a diretoria diz que o delegado Paulo Cerqueira deveria preza por uma atmosfera mais harmônica entre os integrantes da instituição.

“Tornamos público nosso repúdio às declarações do Delegado Geral, cujo discurso apresentou pouca articulação de ideias e argumentos. Emerge com pouca nitidez da sua fala os motivos que realmente estão na origem do ato, denotando sua natureza política e não técnica. Entendemos que o Dr. Paulo Cerqueira exerce um importante papel na instituição e, por conseguinte, deveria zelar por uma atmosfera mais harmônica entre os integrantes da instituição, relegando essa discussão sobre carreira para instâncias apropriadas”, diz a nota dos delegados.

Confira abaixo as notas completas:

Nota da Adepol e Sindepol

Nota da Aspol e Aepol

 

A Notícia



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News