20/06/2019 13:10:45

Especial
24/02/2019 00:00:00

Abertas inscrições para XV Olimpíada Brasileira de Biologia

Inscrições acontecem até 21 de março no site da OBB


Abertas inscrições para XV Olimpíada Brasileira de Biologia
Texto de Valdir Rocha

Estão abertas até o dia 21 de março as inscrições para a XV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Podem participar da competição escolas públicas e privadas e o cadastro da instituição de ensino pode ser feito por meio do endereço eletrônico http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/inscricoes, de forma gratuita, por um docente responsável de cada escola.

Podem participar da OBB, alunos regularmente matriculados no Ensino Médio em escolas cadastradas pelo MEC. Os participantes devem ter idade máxima de 19 anos até 01 de julho deste ano.

Etapas

Dividida em três fases, a OBB funciona como ferramenta classificatória para a XXXOlimpíada Internacional de Biologia (IBO) e para a XIII Ibero-Americana de Biologia (OIAB), que acontecem na Hungria e Bolívia, respectivamente.

Para a primeira fase, realizada no dia 22 ou 23 de março (de acordo com a preferência da própria escola), os estudantes responderão a uma prova com 30 questões de múltipla escolha que abordam os assuntos previstos no Conteúdo Abordado (http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/conteudo). As unidades inscritas são responsáveis pelas cópias e aplicação da prova, disponibilizada a partir de 19 de março no site da OBB.

Já na segunda etapa, os classificados na etapa anterior deverão responder um teste, também de múltipla escolha, com 100 questões sobre o mesmo conteúdo disponibilizado no link acima. A coordenação da OBB selecionará escolas sedes para a aplicação – assim como na primeira fase, as cópias das provas e cartões de resposta serão de responsabilidade da unidade que aplicará.

Para a terceira fase, os classificados participarão de uma capacitação realizada pelo Instituto Butantan, com atividades práticas. Após a capacitação, será aplicada uma prova teórico/prática com questões com quatro afirmações, nas quais os estudantes devem assinalá-las como verdadeiras ou falsas. A última fase acontece no Laboratório Didático do Museu de Microbiologia – Instituto Butantan, em São Paulo – SP.

Preparativos

Entre as unidades de ensino já inscritas, a Escola Estadual Santos Ferraz, do município de Taquarana, participa da OBB pela terceira vez neste ano. Segundo a professora de biologia, Bárbara Canuto, na edição passada 26 alunos foram aprovados para a segunda fase.

“Um excelente avanço em relação à edição de 2017”, pontua. “Para preparar os alunos para as provas, fazemos aulões no contraturno.Nossa expectativa é que tenhamos um número ainda maior de classificados e atingir a 3ª fase”, complementa a docente.

Agência Alagoas



Enquete
Na Eleição de 2020 em quem você votaria para Vereador de União dos Palmares?
Total de votos: 437
Google News