21/04/2019 17:41:25

Alagoas
25/02/2019 09:00:00

Mais de 2.500 eleitores podem perder o título em Arapiraca


Mais de 2.500 eleitores podem perder o título em Arapiraca

Davi Salsa

 Em decorrência de não votarem em três eleições consecutivas e não justificarem a ausência, 2.536 pessoas podem ter o título eleitoral cancelado em Arapiraca.

Com 141.264 eleitores, a cidade de Arapiraca é o segundo maior colégio de Alagoas, perdendo apenas para Maceió, que tem 595.633 pessoas que estavam aptas a votar no pleito de outubro do ano passado.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Arapiraca, Alberto Alencar, o último dia para a regularização do título será no dia seis de maio. “Aquele eleitor que não comparecer nesse prazo e tiver o seu título cancelado, poderá ainda fazer a reativação até maio do próximo ano, para votar nas eleições de 2020”, explica.

O cancelamento de títulos por faltas consecutivas nos pleitos está disciplinado na Resolução TSE 23594/2018.

Em Alagoas, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral, um total de 47.594 eleitores foram identificados como faltosos e poderão ter o título cancelado, caso não regularizem sua situação até seis de maio deste ano.

Os cartórios eleitorais já estão disponibilizando ao público as relações contendo os nomes e os números dos títulos destes cidadãos e cidadãs.

Portal

O eleitor que não lembra se faltou nos três últimos pleitos, basta acessar o Portal do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (www.tre-al.jus.br), e clicar na aba “eleitor” e, após, clicar em “situação eleitoral”.

Para obter a informação, o eleitor pode informar o nome completo e a data de nascimento ou o número do título eleitoral que o sistema emitirá as informações.

A pessoa que não votou e nem justificou dentro do prazo previsto em lei, terá que pagar uma multa para cada ausência ao pleito, cujo valor varia em cada município a critério do juiz eleitoral.

Conforme previsto no Código Eleitoral, enquanto não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, estará sujeito a uma série de impedimentos, como não obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concorrência pública ou administrativa da União, obter empréstimos bancários, inscrever-se e tomar posse em cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimento de ensino, praticar qualquer ato para que se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas.

Diário de Arapiraca



Enquete
Qual dos nomes elencados abaixo é seu candidato a Prefeito em 2020?
Total de votos: 20016
Google News