23/04/2024 15:55:00

Mundo
23/02/2019 13:00:00

Coreia do Norte pediu ajuda internacional para combater falta de comida no país, segundo ONU


Coreia do Norte pediu ajuda internacional para combater falta de comida no país, segundo ONU

Coreia do Norte pediu ajuda internacional diante da falta de comida no país, informou nesta quinta-feira (21) a Organização das Nações Unidas (ONU). “O governo solicitou assistência das organizações humanitárias presentes no país para responder ao impacto da situação de segurança alimentar”, explicou o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

De acordo com o porta-voz, a ONU está em contato com as autoridades norte-coreanas para analisar o impacto que essa falta de comida pode ter na população mais vulnerável e atuar de forma rápida para suprir necessidades. Dujarric disse que espera-se que este ano o país sofra carência de 1,4 milhão de toneladas de alimentos básicos, como arroz.

O representante afirmou ainda que a ONU está preocupada com a “deterioração da situação de segurança alimentar” na Coreia do Norte e está analisando com o governo. Na década de 1990, o país asiático foi palco de uma forte crise de fome na qual, segundo diferentes estimativas, entre 250 mil e mais de 3 milhões de pessoas morreram.

A Coreia do Norte é alvo de pesadas sanções internacionais como consequência de programa nuclear e mísseis. Embora existam isenções humanitárias, muitos analistas reconhecem que as restrições contra o regime também afetam a população. Países como a Rússia pediram recentemente a suspensão de algumas dessas sanções.

A ideia de aliados norte-coreados é, com isso, incentivar o governo a avançar em conversas sobre desnuclearização com os Estados Unidos. Os presidentes dos dois países, Donald Trump e Kim Jong-un, devem se encontrar na semana que vem – pela segunda vez – em Hanói, no Vietnã, para “definição compartilhada” sobre o tema.

Jovem Pan



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News