16/04/2024 14:20:38

Maceió
22/02/2019 16:30:00

“Não dá para manter a extração da Braskem em um solo já danificado”, afirma vereador


“Não dá para manter a extração da Braskem em um solo já danificado”, afirma vereador

m grupo de Vereadores por Maceió realizaram uma visita em residências nos bairros do Mutange e Bebedouro onde pelo menos 30 residências começaram a apresentar rachaduras, assim como no bairro do Pinheiro. Para o vereador Francisco Sales (PPL), os trabalhos de extração de salgema realizado pela Braskem podem estar diretamente ligados ao problema.

“Foram oito meses de silêncio e agora nos últimos quatro meses a busca por respostas aumentou. Agora não são só os moradores do Pinheiro que estão com problemas em suas residências. As rachaduras começaram a aparecer também nos bairros do Mutange e do Bebedouro, coincidentemente, bairros onde a Braskem atua”, afirmou.

O parlamentar apresentou ofício para que a Câmara de Vereadores solicitasse a paralisação, de forma preventiva, dos trabalhos de extração da Salgema pela Braskem nos dois bairros. “Não tem como manter a extração de salgema em um solo que já está danificado. A intenção não é punir a empresa, mas sim, prevenir que o problema se agrave. Precisamos dar respostas para essas pessoas, que estão tendo que deixar suas casas”, disse o vereador.

A dona de casa Divânia Joventino, de 50 anos, mora no Bebedouro há 14 anos. Ela contou ao portal Tribuna Hoje que reformou a casa há cerca de cinco anos e nunca teve nenhum problema parecido. “As rachaduras começaram depois do tremor do ano passado. Em outubro, depois que pedi uma revisão do meu IPTU, mandaram um técnico da Defesa Civil e 2 geólogos. Um dos geólogos sugeriu a evacuação da casa, mas eu vou pra onde?”, questionou.

Um tremor de terra em março do ano passado causou o afundamento do solo e rachaduras em imóveis no bairro do Pinheiro. Desde então, centenas de moradores precisaram deixar suas casas.

Residências nos bairros do Mutange e Bebedouro começaram a apresentar rachaduras (Foto: Sandro Lima)

Tribuna Hoje



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News