24/04/2024 02:08:23

Economia
22/02/2019 15:30:00

Crise fecha 16 postos de combustíveis em Alagoas somente em 2019


Crise fecha 16 postos de combustíveis em Alagoas somente em 2019

O sobe e desce dos valores dos combustíveis registrado nos últimos meses e a alta taxa de impostos que compõem os preços têm levado muitos donos de postos a passarem seus pontos ou simplesmente fecharem as portas em Alagoas.

A afirmação é de um grupo de empresários do setor, alertando que só nesses primerios dois meses de 2019, dezesseis postos de combustíveis fecharam em Alagoas, 6 deles em Maceió e região metropolitana. Outros 26 estariam à venda, segundo os proprietários. 

Além dos impostos, os proprietários apontam outros fatores que estão tirando o sono do setor. “Temos um sistema que registra nossos pedidos pela internet. Quando a Petrobrás anuncia redução nos custos, muitas vezes entramos no programa para fazer pedido e o preço não só não cai, como está mais alto”, comentou um dos empresários ouidos pelao TNH1

Como exemplo, o TNH1 teve acesso a cinco pedidos feitos na distribuidora BR, no período de 11 a 20 de fevereiro deste ano e percebeu um aumento de R$ 0,15 no preço da gasolina e R$ 0,07 no etanol. Neste período, a Petrobrás anunciou uma queda nos preços, o que fez com que os consumidores cobrassem o repasse. “Nossas despesas não estão fechando, por isso grande parte está querendo vender o posto, até os que estão no mercado há mais de 30 anos”, salientou.

SINDICOMBUSTÍVEIS-AL CONFIRMA CRISE NO SETOR

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivadosde Petróleo do Estado de Alagoas, o Sindicombustíveis-AL., reconhece a crise apontada pelos empresários do setor. 

Em nota, a entidade ressalta a crise na revenda, mas afirma não ter levantamento sobre o número de postos fechados. 

"O Sindicombusíveis confirma a existência de uma crise no setor com o fechamento de diversas empresas. A sensação da categoria é de que realmente há uma crise na revenda, porém a entidade não possui dados formais que apontem a quantidade de postos que encontram-se fechados no Estado. Mas a situação é visível e se reflete em  todos os municípios."

MONITORAMENTO DO PROCON

Em contato com o Procon Maceió, a reportagem confirmou que o órgão já está a par da situação e que solicitou as notas de compra para os postos, a fim de acompanhar o processo de perto.

A reportagem conversou também com o assessor comercial da BR em Alagoas, Ricardo Lima, que informou não poder comentar as questões comerciais da distribuidora.

TNH1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News