28/03/2024 11:33:08

Trabalho
22/02/2019 10:30:00

Sindpol lança campanha para realização de concurso público da Polícia Civil


Sindpol lança campanha para realização de concurso público da Polícia Civil

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) lançou nesta quarta-feira (20) a campanha para a realização urgente do concurso público na Polícia Judiciária devido ao déficit de mais de 3.000 agentes no estado. A campanha "Para combater a impunidade, concurso público da Polícia Civil já" objetiva sensibilizar a população alagoana quanto à carência de efetivo em Alagoas. 

De acordo com as informações do Sindpol, o Governo do Estado propõe ofertar 300 vagas para o concurso da Polícia Civil, o que representa apenas 10% do déficit do efetivo, que a instituição policial necessita.

 

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, solicita 1.500 vagas, já que atualmente, a Polícia Civil possui apenas 1.607 agentes de polícia para atender toda a população alagoana, que é de 3.322.820 habitantes (estimativa do IBGE em 2018).

Isso representa, segundo a entidade de classe, a proporção de 1 agente de polícia para 2.070 pessoas. "Tal situação vai de encontro à recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) de 1 policial para 250 habitantes. A Lei Estadual nº 5.496/1993, que disciplina o quantitativo de policiais civis nas delegacias, fixa o número ideal de efetivo de 4.536 profissionais", argumenta o sindicado. 

O Sindpol alerta que a falta de efetivo traz graves prejuízos à sociedade, prejudicando o desempenho da investigação e elucidação dos crimes, o que fortalece a criminalidade, além de oferecer danos ao atendimento e acolhimento às vítimas de violência, bem como impede o combate à violência.

Por conta disso, a categoria vivencia o risco de morte em decorrência de problemas de saúde, tendo em vista o excesso de trabalho. No ano passado, foram 13 policiais civis que faleceram; desse total, seis sofreram infarto e dois cometeram suicídio.

O Sindpol busca engajar a sociedade na luta por concurso público e sensibilizar o governo do Estado quanto ao déficit da Polícia Civil.

Jornal de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News