26/04/2024 05:27:04

Saúde
21/02/2019 16:30:00

Justiça determina que Sesau de Maceió forneça medicamento a gestante em 48 horas


Justiça determina que Sesau de Maceió forneça medicamento a gestante em 48 horas

Com pedido de tutela provisória de urgência, ajuizada pela 67ª Promotoria de Justiça da Capital, uma ação civil pública resultou em decisão judicial que imputa ao município de Maceió disponibilizar, para uma gestante, no prazo de 48 horas, a medicação Espiramicina 500mg (1,5 M.U.I) comprimido essencial para o tratamento contra a Toxoplasmose.

Além disso, o município também terá que fazer aquisição direta de mil caixas do medicamento para a Central de Abastecimento Farmacêutico. O juiz Antônio Emanuel Dória intimou o secretário municipal de saúde a cumprir a decisão, caso contrário haverá a punição em multa diária de R$ 2 mil.

Na ação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), impetrada pelo promotor de Justiça, Paulo Henrique de Carvalho Prado, a denunciante alegou que o município não estaria fornecendo o medicamento, o que poderia acarretar várias consequências graves ao feto desde o abortamento, como nascimento da criança com icterícia, macrocefalia, microcefalia, crises convulsivas, além de outras anormalidades fetais.

“O Ministério Público prima pela vida, então a ação é para garantir que a mãe e a criança sejam amparadas, como dita a lei, e tenham o direito à saúde respeitado. Sentimos que era obrigação do município atender a essa necessidade e ajuizamos a ação que foi acatada, na íntegra, pelo juiz Emanuel Dória. Acreditamos que será cumprida e que teremos um final feliz”. Paulo Henrique, promotor de Justiça.

A medicação consta na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e também na Relação Municipal de Medicamentos de Maceió como de fornecimento obrigatório pelo município, no entanto, segundo o representante ministerial, foi informado por meio da Secretaria Municipal de Saúde não haver estoque, tampouco previsão de regularização do abastecimento.

éassim



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News