23/04/2024 12:08:07

Especial
21/02/2019 15:00:00

É falso que Palocci tenha delatado mansão de Lula no Uruguai


É falso que Palocci tenha delatado mansão de Lula no Uruguai

Circula nas redes sociais a informação de que o ex-ministro Antonio Palocci teria delatado que o ex-presidente Lula é dono de uma mansão no Uruguai. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

A informação de que Palocci tenha delatado uma mansão de Lula no Uruguai é falsa. Não há qualquer menção a propriedades do ex-presidente no país vizinho nos termos de delação do ex-ministro da Fazenda (divulgadas a partir de outubro do ano passado aquiaquiaqui e aqui). Além disso, não há denúncia formal do Ministério Público Federal sobre essa mansão, e Lula não responde a processo criminal sobre o assunto.

A imagem traz também a informação de que “[o conteúdo da delação] já está passando em todos os jornais de lá [no Uruguai]”. Mensagens distribuídas pelo WhatsApp mostram um vídeo em espanhol com imagens aéreas da casa. A reportagem veículada é, de fato, uruguaia, baseada em uma publicação da revista Istoé. Mas foi produzida em 2016, pelo canal Teledoce.

À época, havia suspeita de que a casa, que fica em Punta del Este e está registrada no nome de um empresário, pertencesse a Lula. As investigações faziam parte da Operação Lava Jato, mas o ex-presidente não foi citado em qualquer inquérito sobre o assunto.

Checagens semelhantes foram feitas pelos sites Boatos.orge-farsas e EstadãoVerifica

Yahoo Notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News