22/05/2019 01:47:58

Mundo
21/02/2019 12:00:00

Bernie Sanders diz ser candidato à Presidência dos EUA em 2020


Bernie Sanders diz ser candidato à Presidência dos EUA em 2020

O senador norte-americano Bernie Sanders disse nesta 3ª feira (19.fev.2019) que concorrerá a Presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2020. O anúncio foi feito em seu perfil no Twitter.

Sanders atualmente ocupa uma cadeira no Senado pelo Estado de Vermont. Atua como independente, mas buscará a indicação pelo partido Democrata.

Em 1989, em entrevista a Fernando Rodrigues, atual diretor de redação do Poder360, Sanders citou seus planos de criar um partido socialista, na intenção de torná-lo o 3º maior do país, dominado por democratas e republicanos.

À época, ele era prefeito de Burlington, maior cidade de Vermont. O então prefeito tinha ambições menores, e almejava uma cadeira na Câmara, cargo para o qual foi eleito 1 ano depois.  ainda como estatista e socialista democrata, posições que sustenta até hoje.

Essa será a 2ª campanha presidencial seguida de Sanders, que é senador desde 2007. No último pleito, em 2016, perdeu a indicação democrata para a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, que posteriormente foi derrotada pelo republicano Donald Trump.

“Começamos a revolução política em 2016 e agora é hora de avançar nessa revolução”, disse o congressista, ao anunciar a candidatura.

Sanders entra em uma já disputada nomeação democrata para enfrentar Trump em 2020. Três senadoras do partido já haviam anunciado a participação na corrida presidencial. São elas: Kamala Harris, da Califórnia; Kirsten Gillibrand, de Nova York; e Elizabeth Warren, de Massachusetts.

Em entrevista a uma rádio pública de seu reduto eleitoral, o agora pré-candidato fez 1 discurso mirando seus eleitores e fez 1 apanhado geral de suas propostas:

“Eu queria que as pessoas do Estado de Vermont soubessem sobre isso 1º. E o que eu prometo fazer é, enquanto ando pelo país, pregar os valores que todos em Vermont temos orgulho –a crença na justiça e na comunidade– e carregar por todo o país”, afirmou Sanders.

Dono de 2 mandatos no Senado, ele ainda criticou o atual presidente, Donald Trump, a quem pretende enfrentar no próximo ano. O senador de 77 anos chamou o republicano de “mentiroso patológico” e o classificou como “uma vergonha para o país”.

“Acho que ele é racista, sexista, homofóbico e xenófobo. Alguém que está ganhando pontos políticos baratos ao tentar atrair minorias, muitas vezes imigrantes sem documentos”, disse.

Uma pesquisa regional realizada pela Des Moines Register, em parceria com a CNN e a MediaCom, realizada em dezembro do ano passado, colocou Sanders em 2º lugar entre os democratas, atrás apenas do vice-presidente da gestão Obama (2009-2017), Joe Biden, que não ainda não lançou oficialmente sua candidatura.

MSN



Enquete
Você concorda com a Reforma da Previdência?
Total de votos: 341
Google News