25/04/2024 06:50:31

Política
17/02/2019 00:00:00

Collor diz que pacote de medidas anticrime de Sérgio Moro é equivocado e incompleto


Collor diz que pacote de medidas anticrime de Sérgio Moro é equivocado e incompleto

Para o senador Fernando Collor (Pros-AL), o pacote de medidas anticrime, apresentado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, é uma referência polêmica, equivocada e incompleta. O parlamentar disse, nesta quarta-feira (13), que o texto apresentado pode até servir de ponto de partida para o debate, entretanto, deixa de corresponder aos anseios da sociedade quando, segundo ele, prioriza a repressão e não trata efetivamente de ações para diminuição de crimes graves, por meio do investimento em educação.

A maior e mais grave deficiência da iniciativa é que ela passa ao largo de aspectos essenciais a uma estratégia efetiva de redução da delinquência. Manter o foco na repressão demonstra descrença nas pessoas e na capacidade de a sociedade moldar o caráter e o comportamento de seus integrantes. Significa, acima de tudo, ignorar o papel da educação na prevenção do crime e na ressocialização dos presos — criticou.

Collor apontou discordância com a proposta de prisão após condenação em segunda instância. Segundo ele, o tema ainda está pendente de deliberação no Supremo Tribunal Federal (STF) e por isso, “parece ser uma tentativa de pressionar o tribunal a se posicionar nesse sentido”. O senador ainda criticou a subjetividade para permitir a antecipação da legítima defesa de policiais que estiverem em operações, além de não concordar com a importação do direito norte-americano do instituto do plea bargain, que é a punição de malfeitores que confessam seus crimes sem necessidade de julgamento. Para Collor, a proposta não leva em consideração as frequentes denúncias de uso de técnicas violentas de interrogatório pelas polícias. Conforme o senador, o governo deixou ainda de priorizar a prevenção ao não investir na maior eficácia das investigações das polícias estaduais.

(Agência Senado)



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News