19/04/2024 04:33:41

Especial
16/02/2019 19:00:00

Nenhum centro de treinamento de futebol em Alagoas tem alvará de funcionamento


Nenhum centro de treinamento de futebol em Alagoas tem alvará de funcionamento

Todos os centros de treinamento dos clubes de futebol de Alagoas estão irregulares. De acordo com o Corpo de Bombeiros (CBMAL), nenhum deles possui o alvará de vistoria para o devido funcionamento expedido pela corporação. 

"Solicitamos à Federação Alagoana de Futebol (FAF) para que ela nos informe quais são os clubes - tanto do rol de profissionais, quanto dos amadores -, para que, tendo notícia de quais são os clubes que têm centros de treinamento, a gente possa fazer uma fiscalização ativa nesses locais", disse o major Valdomiro Cavalcante, coordenador da assessoria de comunicação do CBMAL.

De acordo com o CBMAL, nenhuma edificação para este fim pode ser construída sem uma autorização prévia. "Antes de o empresário construir ele precisaria da nossa autorização. E, após construído, ele não poderia funcionar sem ter a fiscalização e o laudo confirmando que a construção é segura. Esses que estão funcionando estão na irregularidade", informou o major. 

"Tem como eles se regularizarem. Os clubes precisam montar um projeto de segurança contra incêndio e pânico e entregá-lo ao Corpo de Bombeiros. Esse projeto será analisado e, após a análise, se ele estiver conforme às normas, as respectivas instalações serão vistoriadas e se estiver dentro das conformidades, apenas após isso é que é emitido o certificado de aprovação".

Quando questionado sobre a falta de fiscalização a esses clubes, muitos com décadas de existência, o CBMAL respondeu: "a responsabilidade total é do empreendedor, do responsável pelo centro de treinamento. Cada pessoa que se predispõe a empreendê-la precisa andar conforme as leis. A maioria desses clubes é até desconhecida dos bombeiros, alguns são de conhecimento público e outros não. Então, se não houver a iniciativa dos empresários de procurar os órgãos públicos, os órgãos públicos não terão conhecimento deles. Os que são de conhecimento público já vêm sendo fiscalizados e alguns até já foram até notificados", justificou. 

 

undefined

Construções não foram vistoriadas e podem sofrer notificações 

FOTO: MORGANA OLIVEIRA/ RCORTEZ / ARQUIVO

Ainda de acordo com os bombeiros, os clubes podem sofrer notificações e até penalidades mais severas. 

 
"Durante a fiscalização, se encontrada irregularidade, a gente notifica e dá um prazo de 30 dias para que a instituição busque a solução do que foi encontrado em desconformidade. Passado esse prazo, a instituição estará sujeita a uma nova notificação e, a partir daí, ela estará sujeita a multa e, em casos extremos, pode acontecer, inclusive, a interdição. A multa não tem um valor fixo, ela depende da área e da gravidade de risco encontrado no local. Uma mesma empresa pode sofrer várias multas dependendo do que for encontrado em desconformidade com a norma". 

 

Os bombeiros alertam a população para que seja, também, um agente fiscalizador, podendo realizar denúncias anônimas por meio do 181. 

Os grandes clubes alagoanos

Por meio de nota publicada em seu site, o CSA informou que está se empenhando para cumprir as recomendações dos bombeiros. Já o CRB disse à imprensa que "não vai comentar nada agora". 

Confira a nota na íntegra: 

Na manhã desta quinta-feira (14) nosso Superintendente Administrativo Hugo Leah e o Gerente Administrativo Edmilson Oliveira receberam o Coronel aposentado do Corpo de Bombeiros, Gilson Romeiro, que hoje atua como Engenheiro de Segurança do Trabalho. O CSA, preocupado em oferecer a melhor estrutura possível no CT Gustavo Paiva está empenhado em cumprir todas recomendações.

Um novo projeto de segurança está sendo desenvolvido e atualizado, tendo em vista que as instalações do Mutange estão sendo ampliadas, inclusive com a construção de novos vestiários, novo maquinário para academia e novos campos.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News