29/03/2024 07:38:32

Municípios
15/02/2019 19:30:00

Câmara é investigada por fraude em concurso


Câmara é investigada por fraude em concurso

A Câmara Municipal de Girau do Ponciano está sendo investigada por suspeitas de contratações irregulares, omissão de informações públicas para órgãos fiscalizadores e fraude na contratação de empresa para realização de concurso público. Segundo inquérito civil instaurado pelo promotor Rodrigo Soares da Silva, da Promotoria de Justiça de Igreja Nova, a denúncia chegou ao órgão por meio de denúncia de um munícipe. 

Conforme o promotor, os aprovados em concurso público para preenchimento de vagas na Câmara Municipal, em 2011, não foram chamados até hoje. Além disso, foi denunciado que a Câmara vem mantendo em seus quadros servidores comissionados e contratados sem qualquer declaração no portal da transparência.

O Legislativo do município ainda não teria atendido ao requerimento de informações formulado por um dos pleiteantes a um dos cargos da Casa Legislativa. Além disso, haveria irregularidade na contratação da empresa encarregada do certame, o que teria levado o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) a sustar o concurso.

O promotor solicitou à Câmara Municipal que informe, no prazo de 10 dias úteis, a relação de todos os servidores públicos, separados de acordo com o gabinete e setor em que atuam; se há terceirizados em exercício na Câmara e, em caso positivo, indicar relação nominal com o valor da remuneração, atividades exercidas, a empresa responsável pela contratação e o respectivo processo licitatório.

Caso as exigências não sejam atendidas, o presidente da Câmara pode responder por infligir o dever de transparência por parte dos órgãos públicos, irregularidades na contratação de empresa para realização de concurso público e por irregularidades nas contratações no quadro de funcionários do local, constituindo ato de danos ao erário e improbidade administrativa.

A abertura do inquérito foi publicada nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE).

Extra Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News