26/04/2024 01:55:03

Maceió
15/02/2019 10:30:00

Faltando dois dias para o simulado de evacuação, moradores do Pinheiro recebem novas instruções sobre o plano


Faltando dois dias para o simulado de evacuação, moradores do Pinheiro recebem novas instruções sobre o plano

A Defesa Civil Estadual apresentou, na noite desta quarta-feira (13), detalhes de como ocorrerá o simulado do bairro do Pinheiro neste sábado (16), no período da tarde. A apresentação ocorreu na Igreja Batista do Pinheiro e foi exposta pelo tenente-coronel Douglas e o capitão Silva Melo.

Em conversa com o CadaMinuto, o tenente-coronel Douglas salientou que a proposta do simulado é o de treinar, orientar e agilizar as ações necessárias às respostas às ocorrências em caso de algum incidente no bairro do Pinheiro. E que esse momento será aproveitado para treinar e verificar quais são as falhas e o que pode ser feito para ajustar.

“O intuito do simulado também é para que os moradores do bairro saibam que existem pontos de encontros seguros, onde eles terão assistência caso ocorra algum problema no bairro. E que os órgãos estão agindo em conjunto, cada um na sua área de competência”, destacou o tenente-coronel.

O treinamento terá como posto de comando o 59º BIMtz e contará com um grande número de órgãos envolvidos: Defesa Civil Estadual e Municipal; Exército Brasileiro; Marinha do Brasil; Força Aérea; Corpo de Bombeiros; Policia Militar; Samu; Casal; Eletrobrás entre outros. Existirão quatro pontos de encontro seguros já definidos: CEPA; Casa Vieira; Volkswagen/Hyundai e Terminal do ônibus do Sanatório. As pessoas precisam se deslocar de suas casas, ou de onde estão, de forma pacífica, para esses pontos de encontro seguros, onde encontrarão assistência municipal com médicos, assistência social, psicológica, simulando exatamente o que seria feito em caso de sinistro de verdade. No sábado (16), quatro equipes farão a evacuação do bairro.

A Prefeitura montará os quatros pontos de encontros (CEPA; Casa Vieira; Volkswagen/Hyundai e Terminal do ônibus do Sanatório) e dará apoio aos moradores com equipes multidisciplinares (Assistente social; Psicólogo; Cadastradores; equipe médica; acesso as UPAs).

Dona Maria do Socorro Buarque estava angustiada em busca de uma resposta e contou ao CadaMinuto que em 2018 geólogos estiveram em sua residência e, após analisarem as rachaduras encontradas no imóvel, pediram para que ela deixasse o local. Ela atendeu ao pedido, mas o imóvel foi arrombado e roubaram muita coisa de dentro dele. Após o roubo, dona Socorro voltou para sua residência. Agora, ela precisou sair novamente e está reforçando a segurança no local já que, para ela, não há policiamento nem segurança por parte do Poder Público.

O pastor Wellington Santos, da Igreja Batista do Pinheiro, falou da relevância do momento, pois para ele, é obvio que a comunidade se sente comprometida porque o seu povo vive nesse lugar e sente as dores. “A minha tristeza é que boa parte desse grito que estamos ouvindo agora do bairro do Pinheiro se dá mais pelo problema que finalmente me atingiu, aí quando o problema me atinge finalmente eu lembro que eu preciso ser cidadão, que eu preciso pensar, que eu preciso cobrar, que eu preciso fiscalizar, me mobilizar. No entanto, a comunidade da IBP junto com o movimento de religiosos e religiosas do bairro se sentem felizes por promover discussão. A gente pode não ter a solução imediata mas vamos continuar promovendo cidadania, discussão em busca de solução", salientou o pastor.

Sara Roberta, moradora do bairro há 38 anos, diz que esse não é o primeiro problema dessa natureza que ela passa no local. Segundo ela, em 2010, quando morava no bloco 15 do conjunto Jardim das Acácias, apareceram as primeiras rachaduras onde residia. Hoje, esse mesmo prédio voltou a ser condenado pelos órgãos competentes. E seus pais, que continuam morando no local, estão aguardando a liberação do segundo lote do aluguel social, para só assim poder desocupar o imóvel.

Há pouco tempo, ela morava no bloco 05 do conjunto Divaldo Suruagy, que também foi condenado, e os moradores precisaram sair. Ela contou que depois de tantos anos morando no mesmo bairro sair dele não foi fácil. “Ficou uma sensação de vazio, de que está faltando alguma coisa. Mas fazer o que? É preciso continuar e esperar para ver o que vai acontecer”, ressaltou a ex-moradora do bairro.

Órgãos envolvidos:

Defesa Civil Estadual: fará a composição das equipes de evacuação, filmagens e articulação com os órgãos.

Exército Brasileiro: sediará o posto de comando, ponto de concentração e partida das viaturas, fará parte das equipes de evacuação, será o local de pouso das aeronaves e serão atores na evacuação.

Marinha do Brasil: disponibilizará 02 viaturas de transporte em um dos pontos de encontro e 01 viatura de reboque no posto de comando.

Força Aérea: fará a reserva do espaço aéreo para aeronaves autorizadas no simulado.

Corpo de Bombeiros: simulará o resgate a vítimas, fará parte das equipes de evacuação e atendimento de emergência.

Policia Militar: fará parte das equipes de evacuação, dará apoio nos bloqueios do trânsito e nos pontos de encontro, fará a segurança no bairro.

Samu: simulará o resgate de vítimas com o CBM/AL, fará parte das equipes de evacuação, atendimentos de emergência e dos pontos de encontro.

Sesau: simulará o recebimento e atendimento às vítimas no HGE.

Grupamento aéreo: dará apoio ao CBM/AL no simulado de resgate a vítima e prontidão para atuar em caso de necessidade.

SMTT: interditará as vias de acesso ao bairro do Pinheiro.

Casal: simulará a suspensão do abastecimento de água.

Anatel: manterá toda a área com comunicação.

Algás: simulará o fechamento da rede de gás.

Eletrobrás: simulará a suspensão de energia elétrica.

Cruz Vermelha: prestará assistência aos moradores

Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News