20/04/2024 11:42:56

Cidade
14/02/2019 18:30:00

Sesi e Relix entregam bicicletas a cooperativas


Sesi e Relix entregam bicicletas a cooperativas

Uma ação do Serviço Social da Indústria (Sesi/AL) e do projeto Relix facilita a vida de catadores de materiais recicláveis e fortalece a cadeia da sustentabilidade em Alagoas. Nesta terça-feira, 12, 25 ‘Ciclolix’ – bicicletas especialmente adaptadas para a atividade – foram entregues a cooperativas localizadas em 12 municípios do Estado.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, explica que o Relix – que tem o patrocínio do Sesi – é um projeto que, além de integrar os catadores e dar eles uma melhor qualificação, promove a educação ambiental das crianças, nas escolas e comunidades, com destaque para a importância da reciclagem.

“Ou seja, em vez de ir para o lixão, (os resíduos sólidos) voltam para serem reutilizados. Nos produtos que forem plástico, plástico; se for alumínio, alumínio, enfim, é um projeto que educa a juventude e traz grandes vantagens para a sociedade”, afirmou.

Esta é a segunda edição do Relix, que já tem números para comprovar como contribui para fortalecer a cadeia da reciclagem e promover a inclusão social de catadores: as 30 bicicletas entregues em 2016 fizeram a diferença, principalmente, na capital alagoana. O projeto conseguiu atrair parceiros como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).

A gestora do Relix, Gabriela Carlos, conta que, como uma das exigências para receber as Ciclolix é que os catadores se associem, a iniciativa fortalece o cooperativismo. “Em 2016, na primeira edição do projeto, tínhamos 14 cooperativas. Hoje são mais de 29. Tem 30 e pouco a se legalizar. Então, você vê como fortalece o elo e como a doação das bicicletas motiva que eles se reúnam e cresçam”, diz.

As bicicletas doadas pelo Sesi e pelo projeto substituem a carroça, além de dar mais dignidade aos catadores, mais segurança e possuir uma capacidade de carregar materiais muito maior.

“Vamos pegar mais materiais no bairro, isso já ajuda bastante”, afirmou Sileide Macena da Silva, 32 anos, da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Palmeira dos Índios (ACAMPRPI).

Desde os dez anos de idade na catação de materiais recicláveis, Jeferson da Silva Reis, 23, filiado à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Marechal Deodoro (COOPMAR), tem orgulho da profissão e expectativa positiva com a praticidade proporcionada pela Ciclolix que acabou de receber.

“Essa bicicleta trará evolução para nossa renda na cooperativa porque tem muitas famílias que precisam disso e nós não temos vergonha dessa profissão. Vamos utilizar a bicicleta para fazer a limpeza na cidade e na Praia do Francês. Essa bicicleta chegou em boa hora. Ganha a sociedade”, destacou.

Também foram contempladas cooperativas de catadores dos municípios de Coruripe, Arapiraca, Quebrangulo, Poço das Trincheiras, Inhapi, Igaci, Craíbas, São José da Tapera, Maragogi e Japaratinga.

eassim



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News