29/03/2024 04:16:45

26/03/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

A prefeita do município de Branquinha, Renata Moraes, (PMDB) está numa situação difícil. Somente na semana passada, numa reunião na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) tomou conhecimento que o Censo Escolar exigido pelo Ministério da Educação para repasses de recursos federais deixou de ser realizado integralmente em 2008. Das dezesseis escolas existentes do município, nove deixaram de ser informadas.

Segundo Renata a gestão anterior além de não informar o Instituto Nacional Estudos e Pesquisas (Inep) da existência das escolas, fizeram o Censo nas restantes repassando um número inferior de alunos. Para isso, a prefeita mostrou um relatório que comprova esses dados.  Ela cita como exemplo a Escola Mário Gomes de Barros, a maior do município, onde eles informaram apenas 563 alunos e na verdade o número era de 1.444.

No total, a gestão anterior teria de informar 3.167 alunos e não 1.171, gerando um déficit de 1.996 alunos comprometendo um repasse de 1.700 mi neste ano de 2009. Para agravar ainda mais a situação também não foi informado ao Inep sobre o transporte escolar municipal.

De posse desses dados, Renata arregaçou as mangas e foi a Brasília correr atrás do prejuízo, para não prejudicar os alunos do município. No Ministério recebeu a informação que teria que juntar documentos que comprovem os erros, e , em seguida mover uma ação na Justiça Federal para reverter esse quadro. Com isso, o governo Federal realizaria um novo censo e a partir daí o repasse pode ser viabilizado.

“O problema é que já vamos sentir o impacto este mês por que a verba já foi cortada em mais de 60%, . É uma situação muito difícil, além de não receber a verba federal do Fundo de Manutenção de Educação Básica (Fundeb) para gerenciar as escolas, não temos como transportar os alunos da zona rural para Cidade, lamentou a prefeita.

Quanto ao ex-prefeito, Renata disse que o problema dele é com a Justiça Federal. As crianças foram as mais prejudicadas, mas mesmo sem o repasse elas não vão ficar sem aulas”, desabafou a prefeita.

Devido à responsabilidade com a população e principalmente daqueles que são atingidos diretamente a prefeita convocou uma reunião para amanhã às 10h, com todas as pessoas ligadas a pasta. Ela vai explicar a real situação da educação do município.
‘É importante que todos fiquem sabendo desse quadro. Não sei até quando vamos ficar sem esse repasse e a crise pode ser grande. Não quero as crianças sem merenda e sem transporte, por que a educação é à base de tudo e não podemos permitir este crime. Estou trabalhando para que tudo se normalize no menor espaço de tempo’, garantiu Renata Moraes.



Fonte: Assessoria


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News