19/04/2024 18:46:14

Geral
09/02/2019 10:30:00

Junta Governativa define calendário para eleições do Sindicato dos Empregados no Comércio


Junta Governativa define calendário para eleições do Sindicato dos Empregados no Comércio
Indicada pelo Ministério Público do Trabalho, a Junta Governativa do Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado de Alagoas (SECEA) divulgou, nesta quinta-feira (7), o calendário das eleições para representantes da entidade sindical. O edital foi publicado num jornal de circulação em todo território estadual, com um resumo das principais informações.
 
A votação dos trabalhadores definirá a composição dos membros titulares e suplentes da Diretoria e do Conselho Fiscal do SECEA/AL, além dos delegados ao Conselho de Representantes da Federação ligada à entidade sindical. Ela ocorrerá no dia 10 de abril, das 8h às 17h, em locais e endereços específicos que serão divulgados até 30 dias antes da data das eleições. Na mesma data, ocorrerão a apuração dos votos, divulgação do resultado e posse dos eleitos.
 
“Haverá urnas fixas nos shoppings da capital: Maceió, Pátio, Parque, Farol e Miramar, bem como no Calçadão do Comércio de Maceió, nos centros comerciais do Jacintinho e do Benedito Bentes. Também serão disponibilizadas urnas fixas nos estabelecimentos comerciais com mais de cem trabalhadores”, informou a Junta Governativa formada por Jammes Azarias, José Diogo Lima e José Moraes Junior no edital.
 
Já o período de inscrição de chapas terá início nesta sexta-feira (8) e se encerrará no dia 8 de março. Para se inscrevem, os candidatos devem comparecer ao prédio-sede do SECEA, situado na Avenida Walter Ananias, nº 1.138, Poço, em Maceió, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
 
“O Ministério Público do Trabalho precisou pedir à Justiça do Trabalho a intervenção num sindicato que, apesar da sua importância, não tinha qualquer associado. Com o reconhecimento das irregularidades administrativas, que impediam a liberdade sindical da categoria, teremos agora eleições de uma nova diretoria, de forma transparente e justa, ou seja, com a garantia de legitimidade”, disse a procuradora do Trabalho Adir de Abreu.
 
O edital completo das eleições está disponível aqui. O documento também pode ser solicitado por correio eletrônico, por meio do e-mail secea.junta@gmail.com. Além do jornal de circulação estadual, o resumo do documento está disponível na página do SECEA no Facebook.
 
Gestão provisória
 
A ação judicial que levou a Junta Governativa ao SECEA teve início após o MPT acolher denúncia da Central Única dos Trabalhadores de Alagoas (CUT/AL), que apontou diversas irregularidades na eleição para a direção da entidade classista em 2009.
 
Segundo a procuradora do MPT Adir de Abreu, foram verificados “irregularidades e desmandos cometidos pelo presidente da entidade sindical na direção do processo eleitoral”, além da “falta de publicidade do prazo para inscrição das chapas”.
 
Uma das principais ilegalidades apontadas foi a falsificação de diversas assinaturas na lista de votantes da eleição. A fraude foi confirmada por exame pericial determinado pela Justiça do Trabalho. A permanência do mesmo grupo na direção do SECEA por quase 30 anos também foi destacada pela representante do MPT.
 
(Assessoria)


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News