27/04/2024 01:00:51

Polícia
08/02/2019 07:15:00

Presos guardas municipais filmados agredindo jovem em Branquinha, AL


Presos guardas municipais filmados agredindo jovem em Branquinha, AL
Armas e celulares dos acusados

Foram presos na tarde desta quinta-feira (7) os dois guardas municipais de Branquinha, município da Zona da Mata de Alagoas, filmados agredindo um rapaz que foi encontrado morto dias depois. A informação foi confirmada ao G1 pelo delegado Sidney Tenório de Araújo, que investiga o caso.

As prisões temporárias são de 30 dias, em cumprimento a mandados de prisão decretados pela juíza Emanuela Bianca Porangaba. "Foram presos em Branquinha mesmo. Eles devem ser indiciados por homicídio, ocultação de cadáver e fraude processual", afirmou o delegado.

Os guardas foram identificados como Jaelson Ferreira da Silva, 25, e Carlos Roberto da Silva, 29. A vítima era Wanderson Alves dos Santos, 18.

As imagens, divulgadas nas redes sociais, mostram Santos imobilizado, levando socos e tapas dos guardas municipais. Depois, ele é colocado dentro da viatura.

O delegado afirma que o vídeo foi gravado no dia 28 de janeiro, e que o rapaz apareceu morto com uma marca de tiro no corpo no último domingo (3). A vítima, segundo a polícia, já havia sido abordada diversas vezes por outros problemas na cidade.

"Eles foram acionados porque o homem estava atirando pedras na casa de um casal. Após isso, todos foram para a delegacia de União dos Palmares, mas os donos da casa desistiram de prestar queixa", conta o delegado.

 

"Os guardas levaram o casal em casa e disse que levaria o homem para dormir na sede do órgão. Depois disso, ele apareceu morto. Solicitamos o registro de liberação, mas não existe", conclui.

A polícia recebeu a gravação na quarta (6). Além do delegado da cidade, Sidney Tenório, a investigação do caso tem apoio do delegado de União dos Palmares, Valter Nascimento.

Por meio de nota, a prefeitura de Branquinha informou que os guardas foram afastados do cargo e que um procedimento administrativo foi aberto para apurar os fatos ocorridos. Leia na íntegra abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Município de Branquinha vem através deste informar que, diante do vídeo veiculado em diversas redes sociais, como também em meio de imprensa escrita e falada, os servidores públicos que estão envolvidos no lamentável episódio já foram afastados do cargo, onde já houve a abertura de procedimento administrativo para apurar todos os fatos.

A atual gestão reforça que todos os atos administrativos praticados deverão sempre ser pautados na legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, onde se coloca à disposição de toda a sociedade alagoana, como também dos órgãos de controle externo, para dirimir eventuais esclarecimentos que entenderem necessários.

Branquinha, 07 de fevereiro de 2019

VITOR VARALLO CORTE ZAGALLO LOBO

Secretário Municipal de Administração

JAIRON MAIA FERNANDES NETO

Prefeito



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News