19/04/2024 23:05:57

Religião
08/02/2019 08:00:00

Padre de Santana do Mundaú chama pobre de “raça miserável


Padre de Santana do Mundaú chama pobre de “raça miserável
Padre Rivaldo Rocha

O padre Givaldo Rocha, pároco da Igreja Matriz de Sant’Ana, em Santana do Mundaú, na Zona da Mata de Alagoas, foi expulso da Arquidiocese de Maceió após um vídeo em que aparece se referindo aos pobres como “raça miserável” viralizar nas redes sociais. Ele considera, ainda, os pobres uma raça difícil de lidar. 

O comentário deixou a população revoltada e esvaziou a igreja. Uma moradora contou que as pessoas não querem mais ir para as missas celebradas por ele, que deve ficar na cidade alagoana até o fim de fevereiro, período em que a igreja enviará um novo padre para o município.. 

A decisão da expulsão foi do Bispo Antônio Muniz, Arcebispo da Arquidiocese de Maceió. Com isso, Givaldo Rocha deve voltar a Arquidiocese de Propriá, em Sergipe, que deve julgar se ele perderá ou não a batina, e está proibido de celebrar missas no território alagoano. 

O caso 

Durante o encerramento dos festejos alusivos à Padroeira da cidade, no dia 20 de janeiro, o padre Givaldo Rocha, pároco da igreja matriz de Sant’Ana, das escadarias da igreja emitiu uma fala que escandalizou centenas de fiéis que participavam da missa.

No vídeo desta reportagem é possível ver o líder da igreja local sendo preconceituoso. Ele tece críticas a comerciantes e moradores da cidade quando, em um certo momento, classifica o povo pobre como ‘raça miserável’. As palavras proferidas soaram de forma pejorativa, escandalizando a todos.

"Mas pense numa raça miserável de lidar é pobre. Com todo respeito, pois eu digo a vocês: são vocês, os pobres, que mantêm a igreja. Mas quando eu digo pobre, é sobretudo aqueles que querem, somente se beneficiar, por causa de um metro de asfalto, eu enfio a faca no bucho do outro. É uma vergonha!”, completa o padre. 

Na igreja, a equipe do site BR104 não encontrou o padre. Mas por telefone conseguiu contato mas o pároco ficou irritado com o contato da equipe de reportagem e se negou prestar quaisquer esclarecimentos sobre o caso.

Sobre o mesmo

De origem sergipana, com 54 anos de idade, e prestes a completar 25 anos de sacerdócio, Givaldo Rocha está como pároco da igreja matriz de Santana do Mundaú, pertencendo assim à Arquidiocese de Maceió.

Segundo relatos de populares, essa não é a única polêmica que envolve o pároco. Ele é uma figura conhecida por seus sermões e indiretas desagradáveis. 

“Você vai com roupa de um jeito, eu vou de outro e ele vai de outro. Ele disse com um homem: ‘rapaz, não tem outra roupa pra se vestir não pra vir a uma missa?’”, disse um mototaxista. “Outro dia, ele foi batizar um menino aí na igreja e quando terminou, só fez jogar a água na cabeça do menino e dizer: ‘tá bom, satanás, já está batizado. Vem outro’”, relata outra testemunha.

Ainda segundo relatos, Givaldo teria gritado na rua que ninguém o tirava do município: “é cheio de piadinha mesmo ele. Isso não existe! E ele gritou ai que ninguém tinha a moral de tirar ele daqui não. Disse que só quem tirava ele daqui era o bispo. Você vai pra uma missa, como eu fui, e ouvir um padre dizer que quem tivesse suas moedas levasse pra casa. Ele falou que só era de R$ 5 pra cima. Não é a primeira e nem a segunda vez não”.

O padre com o perfil polêmico, que costuma falar o que quer, aparece em um outro vídeo dançando forró com duas jovens durante uma festividade.

Reprodução Diário de Arapiraca




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News